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Teste de personalidade: por que devo entender meu colaborador?

Realizar um teste de personalidade nos colaboradores da sua empresa é algo essencial para o bom andamento dos trabalhos. Tais testes permitem cruzamentos de dados e anotações que ajudam os gerentes de RH a perceber as aptidões de cada um e os papéis que a equipe pode desenvolver melhor.

Isso é crucial para explorar as melhores habilidades de cada pessoa. E contribuir para que o gestor possa agir de forma correta em momentos como a promoção ou criação de plano de carreira.

Outro benefício do teste de personalidade é a possibilidade de fazer com que todos os perfis, por mais diferentes que sejam, consigam conviver em harmonia e seguindo os preceitos das diretrizes da empresa.

Ficou curioso em saber mais sobre o assunto? Então, veja algumas dúvidas comuns que as pessoas têm acerca desse tema. Continue a leitura e confira!

O que é um teste de personalidade?

Trata-se de uma ferramenta de avaliação psicológica que visa a revelar os traços individuais de cada pessoa. Ela apresenta, muitas vezes, características que nem o próprio indivíduo sabia que tinha. Vale ressaltar que, apesar de existirem testes online e em forma física para venda, somente psicólogos são licenciados para aplicação.

Quais são os objetivos do teste de personalidade?

Nas empresas, é essencial realizar os testes de personalidade com certa frequência. Assim como é feito com os exames da medicina ocupacional, como testes de visão e audiometria.

Da mesma forma, também usamos o teste para obter melhores resultados na contratação de novos perfis para a empresa. Afinal, a personalidade pode interferir nas funções que uma pessoa executará em seu trabalho.

Quem tem mais habilidades de liderança, por exemplo, poderá ser mais indicado para ocupar um cargo em que seja preciso estar à frente de uma equipe. Pessoas mais introvertidas e que não se sentem muito bem em dialogar e falar para um grande público, por sua vez, podem se dar melhor operando um equipamento ou realizando alguma atividade mais burocrática.

Além de momentos como contratações e promoções, os testes podem ser realizados de tempos em tempos. A finalidade é fazer com que os colaboradores cresçam cada vez mais, superando os seus medos e traumas, por exemplo.

Qual é o tipo de teste ideal para as empresas?

Existem diversos tipos de teste psicológicos de personalidade para aplicar nas empresas. Um que se destaca é o Método de Avaliação de Pessoas ― MAPA, resultado de décadas de pesquisas e reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia.

Essa metodologia parte do pressuposto de que diferentes competências devem ser avaliadas para cada tipo de cargo. Por isso, o MAPA se divide em três categorias:

  • Mapa Gestor: para cargos de diretores, gerentes, supervisores, líderes e similares;
  • Mapa Administrativo: para cargos administrativos, financeiros, técnicos, de vendas e atendimento ao público;
  • Mapa Técnico: para cargos com funções operacionais ou técnicas.

Viu como entender a sua equipe é algo essencial e como o teste ajuda nessa missão? Gostou do artigo? Que tal assinar a nossa news? Assim, você recebe mais conteúdos como este em seu e-mail.

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Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

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