|

Avaliação comportamental x avaliação psicossocial: qual a diferença?

Avaliação comportamental x avaliação psicossocial: qual a diferença?

Avaliação comportamental é uma forma de cuidar da saúde do colaborador como um todo. Esses testes permitem compreender as habilidades e limitações do indivíduo, identificando os pontos fortes e a desenvolver de determinada pessoa. Além dos teste comportamentais, outra estratégia eficaz é a avaliação psicossocial do sujeito. Essa avaliação entende aspectos relacionados ao perfil do sujeito, tendo como foco a estrutura psicológica em interface com suas relações sociais.

Testes comportamentais e avaliação psicossocial são boas alternativas que contribuem para a segurança e saúde no ambiente laboral, evitando o adoecimento mental e problemas como turnover, por exemplo.

Veja mais!

Avaliação comportamental

Uma forma de mapear a postura e o comportamento observável de uma pessoa é realizar uma avaliação comportamental, que permite fazer uma análise dos padrões do candidato à vaga ou do profissional, bem como das suas atitudes e desempenho. Nessa avaliação, são aplicados testes comportamentais, que buscam compreender as habilidades e limitações do indivíduo, identificando os seus pontos fortes e a desenvolver. Os testes comportamentais também contribuem para aumentar a assertividade no recrutamento e seleção, pois revelam o perfil comportamental de cada pessoa.

Dentro da avaliação, contamos com o teste de perfil comportamental, que tem o intuito de compreender as habilidades e limitações do indivíduo, identificando os pontos fortes e a desenvolver de determinada pessoa, o que, por sua vez, garante mais assertividade quando o assunto é recrutamento e seleção. 

Teste de perfil comportamental

O teste de perfil comportamental é muito útil quando a empresa pretende entender qual a atitude de determinada pessoa frente a outras, como ela se comporta perante diferentes situações, quais as suas características individuais e elementos de motivação, por exemplo. 

Isso significa que o teste é bastante eficaz para a área de RH, já que, por meio da aplicação, o setor consegue entender o que motiva os colaboradores, quais elementos podem contribuir para um maior engajamento e até mesmo o que poderia ajudar na redução de problemas como absenteísmo.

Em outras palavras, o objetivo é entender o padrão de comportamento observável do indivíduo ou de um grupo, bem como o histórico de vida e a individualidade do colaborador. Dessa forma, a organização consegue criar um ambiente agradável e contar com equipes coesas, que possuam as competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho de maneira criativa e engajadora.

Entenda aqui a diferença entre avaliação psicológica e avaliação comportamental.

4 benefícios da aplicação de teste de perfil comportamental

Contratações mais assertivas

O teste de perfil comportamental contribui para que as contratações sejam mais acertadas, melhorando a produtividade da empresa e o engajamento da equipe. Por exemplo, ao selecionar profissionais adequados para as funções e que têm o perfil da cultura da organização, o índice de rotatividade se torna muito menor. 

Veja a importância do fit cultural

teste de perfil comportamental

Economia de investimento

Com as contratações mais assertivas, consequentemente as empresas têm uma economia de investimento. Elas economizam ao poupar demissões e rescisões de contratos, além de economizar com a capacitação de colaboradores que não têm as características do negócio.

Economia de tempo

Com um teste de perfil comportamental, é possível reduzir o tempo de triagem em processos seletivos, tornando-os mais ágeis. Afinal, a empresa dará seguimento no processo apenas com os candidatos que se encaixam no perfil procurado.

Aumento da produtividade

Uma vez que o RH consegue identificar as soft skills dos profissionais, ele consegue colocá-los em funções capazes de aproveitar essas habilidades. Dessa maneira, além de aumentar a produtividade e obter serviços com mais qualidade, é possível melhorar o engajamento desses profissionais.

Como usar o teste de perfil comportamental

Para realizar uma avaliação comportamental confiável, é recomendável contar com o apoio de um psicólogo especializado com CRP ativo. Essa avaliação consiste em aplicar testes de perfil comportamental que são questionários que buscam identificar as competências do sujeito. Esses testes podem ser feitos com o auxílio de tecnologias que agilizam a coleta e análise de dados.

É importante lembrar que cada perfil comportamental tem suas vantagens e desvantagens para a organização, dependendo do contexto e da cultura da empresa. Portanto, não há respostas certas ou erradas nos testes de avaliação comportamental.

Avaliação psicossocial

A Avaliação Psicossocial compreende aspectos relacionados ao perfil do indivíduo, tendo como foco a estrutura psicológica em interface com suas relações sociais. Deve ser realizada principalmente em profissionais que irão atuar em áreas com a presença de possíveis riscos psicossociais, de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) .

Na verdade, ela se trata de uma análise que direciona os profissionais que atuam em situações de risco, levando em consideração o alto índice de estresse e sofrimento aos quais eles se submetem no dia a dia para a realização do trabalho.

Ela abrange todas as atividades de trabalho e envolve a compreensão das interações entre tarefas, organização da jornada, intensidade, relações interpessoais, fatores externos e psicológicos, habilidades, valores, crenças e desejos do indivíduo.

Com a avaliação, é possível identificar, por exemplo, aspectos comportamentais, características e perfil psicológico do sujeito, bem como identificar fatores de riscos psicossociais atrelados às suas vivências. Dessa forma, é possível prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e até mesmo o esgotamento profissional, como o Burnout

Ou seja, o objetivo da avaliação psicossocial é identificar e mapear fatores de riscos, analisar as condições de exposição ao risco, entender sobre alguns aspectos de comportamento e, a partir dos resultados, ter uma tomada de decisão mais assertiva em relação ao indivíduo em si e a planos de ação em relação ao ambiente, por exemplo.

Veja: Avaliação psicossocial: o que é, como funciona e como aplicar

Por quem deve ser feita a avaliação psicossocial?

Dito isso, a Avaliação Psicossocial deve ser feita por um profissional habilitado como psicólogo ou psiquiatra. Já a indicação do exame deve partir do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da organização. A avaliação costuma ser realizada em profissionais que atuam em áreas com a presença de possíveis riscos, de acordo com as normas regulamentadoras (NRs), seguindo as Diretrizes do Ministério do Trabalho. 

Ela pode ser composta por testes psicológicos e questionários de avaliação psicossocial, com vistas a investigar características pessoais como saúde e bem-estar. Da mesma forma, características estruturais da organização do trabalho associadas a recursos fornecidos e demandas de diversas naturezas do trabalhador.

Confira: O Psicólogo E As Práticas De ESG Nas Empresas

Ela é obrigatória?

A avaliação psicossocial tornou-se uma exigência para todos os trabalhadores que exercem atividades em espaço confinado (NR-33) e em altura (NR-35). 

  • A NR-33, no item 33.3.4.1, diz que todo profissional que trabalha em espaço confinado precisa se submeter ao exame psicossocial, com a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
  • A NR-35, no ponto 35.4.1.2, frisa que é preciso realizar exame com vistas às disfunções psicossociais, relacionadas ao trabalho em altura.

Inventário de Avaliação Psicossocial da MAPA

A MAPA acredita que a avaliação psicossocial, que inclui testes comportamentais, pode ajudar a prevenir acidentes de trabalho e a promover a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores no seu ambiente de trabalho.

Por meio dessa metodologia, é possível identificar fatores emocionais e organizacionais que podem afetar a saúde mental dos trabalhadores, bem como estratégias que favorecem a satisfação e a identificação profissional.

Para nós, prevenir acidentes significa cuidar do bem-estar das pessoas. Por isso, oferecemos uma solução que consiste no Inventário de Avaliação Psicossocial, um instrumento para avaliar a saúde mental dos trabalhadores por meio de testes comportamentais.

Esse instrumento é um questionário de autoavaliação, que examina aspectos pessoais como saúde e bem-estar, além de aspectos estruturais da organização do trabalho relacionados aos recursos e às demandas do trabalhador.

O objetivo do Inventário de Avaliação Psicossocial da MAPA é analisar o indivíduo considerando os aspectos sociais que influenciam sua vida, como família, bem-estar, interação e carreira profissional. Assim, ele busca identificar se esses contextos sociais têm impacto (ou não) na saúde emocional do colaborador e na sua capacidade de realizar a tarefa com testes comportamentais.

Veja também: Guia Completo De Assessment

Teste de personalidade MAPA

Além disso, contamos com o teste de personalidade MAPA, instrumento aprovado pelo CFP, que permite que a organização tenha uma visão 360º de diversos aspectos do candidato. Afinal, a ferramenta avalia um conjunto de construtos que organizam a personalidade por meio de uma estrutura de fatores testada no Brasil.

O teste possui diversas funções. Além de ser útil para empresas que desejam avaliar comportamentos de segurança, produção, relacionamento e regulação emocional, ele pode ajudar a área de recursos humanos.

Ao avaliar até 48 traços da personalidade, o teste MAPA permite:

  • Levantar hipóteses na hora de escolher o perfil ideal;
  • Identificar as habilidades e as áreas de melhoria, podendo prever como determinado perfil agiria diante de algumas situações;
  • Perceber qual perfil mais se alinha ao fit cultural e à vaga em questão;
  • Reduzir a rotatividade;
  • Entender comportamentos por meio de ciência e dados;
  • Mapear competências etc.

Além do mais, a ferramenta é capaz de revelar traços do candidato que não são óbvios e/ou que não podem ser relatados em uma simples entrevista. 

SAIBA MAIS!

Você pode gostar ainda: Guia Com Tendências De RH Para Ficar De Olho