fbpx

6 benefícios da ginástica laboral

Ginástica laboral são os exercícios realizados no ambiente de trabalho que visam melhorar a qualidade de vida, saúde e rendimento do trabalhador, resultando num ambiente de trabalho mais saudável. Os benefícios da ginástica laboral são muitos. Confira abaixo 6 deles, além de alguns tipos de ginástica e por que ela é importante para a empresa.

Quais são os benefícios da ginástica laboral

1. Combate do sedentarismo

A ginástica laboral envolve atividades que trabalham todo o corpo de uma pessoa, assim, ela se movimenta e foge do sedentarismo.

2. Oferece condicionamento físico

Os exercícios laborais, embora simples, trabalham o sistema respiratório e cardiovascular, alongam o corpo, dão flexibilidade, exigem força, ritmo e resistência, melhorando o condicionamento dos profissionais.

3. Previne doenças

Um dos grandes benefícios da ginástica laboral é a prevenção de diversas doenças, tanto aquelas ligadas ao trabalho — Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) —, como também doenças cardiovasculares, respiratórias e esqueléticas.

4. Combate o estresse e as tensões

Durante o trabalho, o profissional pode sofrer com tensões físicas e mentais, devido ao tempo que permanece na mesma posição, às cobranças, responsabilidades, entre outros. A ginástica laboral combate essas tensões e alivia o estresse, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e o ambiente de trabalho.

5. Reduz o cansaço mental e físico

Trabalhar durante horas seguidas causa cansaço para corpo e mente. As pausas para realização da ginástica laboral ajudam o corpo a descansar, ativando a circulação sanguínea e alongando a musculatura. Assim como ajuda a mente a desviar a atenção por um tempo, aliviando o cansaço mental e a fadiga visual.

6. Melhora autoestima do trabalhador

Os benefícios da ginástica laboral também alcançam o campo psicológico. Ao atingir melhorias físicas, o trabalhador se sente melhor e mais saudável, consequentemente trabalha melhor, rende mais e nota a mudança no ambiente de trabalho e em si mesmo. Com isso, a autoestima é melhorada. Além disso, as atividades físicas liberam serotonina, substância responsável pela sensação de satisfação e alegria.

Quais são os tipos de ginástica laboral que existem

A ginastica laboral pode ser classificada de acordo com o horário em que é praticada.

A ginástica praticada antes do expediente é chamada de Preparatória, tem duração de cerca de 10 minutos e o intuito de preparar o trabalhador para iniciar suas atividades.

Quando a ginástica é feita durante o trabalho, em alguns intervalos, é chamada de Compensatória, e tem o intuito de aliviar a tensão, corrigir a postura, alongar o corpo e descansar a mente.

E quando praticada ao final do expediente é chamada de Relaxamento, pois os benefícios da ginástica laboral no fim do período de trabalho são a diminuição do estresse e das tensões adquiridas ao longo do dia. O trabalhador relaxa e pode descansar tranquilamente.

A ginástica laboral ainda pode receber classificação de acordo com seu objetivo, podendo ser corretiva, postural, terapêutica, compensativa ou de manutenção. Cada um desses tipos foca um determinado benefício e tem um tempo ideal de prática, assim como a indicação da frequência semanal.

Por que a ginástica laboral é importante para a empresa

Profissionais cansados, fatigados e insatisfeitos não conseguem ter um bom rendimento no trabalho. Além desses fatores comprometerem sua concentração e agilidade, ainda causam irritabilidade e influenciam no humor. Essas situações podem levar a conflitos que vão resultar num ambiente de trabalho pesado e tenso, pouco produtivo.

A ginástica laboral previne isso, e ao prevenir também as doenças, reduz o número de funcionários afastados para tratamento médico. Assim, a empresa tem o seu funcionário trabalhando de maneira saudável e contribuindo para o aumento da produtividade.

Os benefícios da ginástica laboral são alcançados por meio de uma estratégia de baixo custo para a empresa e pode ajudar a motivar os trabalhadores. Confira também nosso post com 6 formas de motivar os funcionários e aumentar sua produtividade.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados