fbpx

Entenda como analisar o lado bom da ansiedade na contratação

Se você tem o costume de acompanhar notícias relacionadas à saúde e ao ambiente de trabalho, certamente já deve ter ouvido falar que ser ansioso é um mal do século XXI. No entanto, também existe o lado bom da ansiedade e é importante que você, gestor de RH, saiba identificá-lo nos colaboradores da sua empresa.

Ser ansioso, na dosagem correta e sem exageros que tornem a condição uma patologia, é importante para que uma pessoa se destaque em suas atividades profissionais.

Para que você entenda mais sobre como analisar o lado bom da ansiedade quando for fazer contratações, nós elencamos algumas particularidades que fazem com que as pessoas ansiosas se destaquem em alguns quesitos. Continue a leitura e confira agora mesmo.

Foco nas atividades

É importante que a ansiedade seja convertida em automotivação, ou seja, transformar a vontade de fazer com que algo dê certo em estratégias para que isso realmente ocorra.

Um exemplo prático pode ser visto quando alguém anseia por se tornar líder ou crescer rapidamente na organização e, para isso, tem muito foco em suas atividades, bem como pensamentos positivos, e escolhe sempre um caminho que leve ao resultado que sempre almeja em sua carreira.

Atendimento a multitarefas

Na contemporaneidade, é comum que muitas tarefas precisem ser feitas praticamente ao mesmo tempo. Responder e-mails de clientes, falar com alguém pessoalmente, atender ao telefone e ainda executar tarefas burocráticas no computador, esses são apenas exemplos de quando muitas coisas precisam ser realizadas em paralelo.

Por ter a necessidade de realizar tudo muito rápido, as pessoas com a dosagem correta de ansiedade costumam se dar melhor ao lidar com as multitarefas, realizando todas as suas funções de maneira coordenada, sem deixar nada para depois.

Atenção ao cumprimento de prazos

Ter um prazo estourando é um desconforto muito grande para uma pessoa ansiosa, pois ela tem o desejo de estar sempre com tudo em ordem, sem estar sobrecarregada de tarefas, por exemplo.

Dentro desse contexto, alguém ansioso terá mais compromisso com prazos. O dito popular “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje” é uma realidade incondicional para uma pessoa ansiosa.

Demonstração de paixão e vontade de vencer

O lado bom da ansiedade faz com que as pessoas se apaixonem por aquilo que elas fazem. Esses indivíduos têm vontade de crescer, alcançar o sucesso e vencer.

Por isso, é comum que as pessoas ansiosas sejam muito estudiosas, façam cursos, aprimorem-se naquilo que fazem — pois elas têm uma necessidade de crescer rapidamente e alcançar logo a posição desejada.

Empatia e alto QI

De acordo com estudos de uma universidade francesa, quem lida com a ansiedade tem mais capacidade para interpretar as ações de outras pessoas, podendo agir com empatia e inteligência emocional no trabalho.

Outro estudo científico, desenvolvido pelo Centro Médico SUNY Downstate, em Nova York, apontou que as pessoas ansiosas têm um QI mais alto que as que não apresentam essa característica.

Os cientistas que realizaram o teste justificaram esse resultado pelo fato de as pessoas ansiosas estarem sempre analisando e processando informações, o que resulta no desenvolvimento da mente e de mais inteligência.

Gostou de conhecer o lado bom da ansiedade? Que tal, então, receber mais informações interessantes como essas? Para isso, basta assinar a nossa newsletter e ter um conteúdo exclusivo em sua caixa de entrada de e-mail.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados