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Como driblar a ansiedade no isolamento?

O mundo está vivendo um momento difícil e de grande tensão devido à pandemia. Neste momento, o isolamento social é de extrema importância. No entanto, o tédio e a ansiedade de todos têm aumentado bastante.

Este aumento é causado devido a uma cobrança pessoal do nosso inconsciente. Ele busca resultados imediatos e eficazes em tudo o que fazemos. Além de uma cobrança da aceitação deste isolamento geral, o cumprimento de tarefas também nos causa um desconforto pessoal.

A maneira de agirmos durante o confinamento e, até mesmo, fora dele, buscando não deixar com que se tenha momentos de tédio e de ansiedade, dependerá da forma de aceitação do momento vivenciado. Portanto, depende de nós agirmos de forma calma, firme e responsável.

Como driblar a ansiedade no isolamento

Uma maneira de facilitar o enfrentamento neste momento é aplicar aos nossos dias de isolamento social dicas de preenchimento do tempo. Por exemplo, trabalhar, ler, organizar algo. Ou seja, fazer coisas que sempre deixávamos para depois muitas vezes por falta de tempo ou preguiça.

É importante termos a clareza de que cada um está enfrentando este momento de uma forma e que não existe uma “fórmula de bolo” que irá nos tirar essa ansiedade constante. Porém, devemos procurar manter a calma e fazer algo que nos aproxime de nós mesmos. Entender que o futuro é incerto, como sempre foi. Mas que não devemos ter pressa e medo do que está por vir.

O dia de amanhã é apenas uma continuidade do que fazemos hoje. Abaixo, apresentamos 5 dicas para driblar a ansiedade e o tédio durante este momento de isolamento.

1.Leia um livro

Com a correria da rotina, sempre deixamos os livros da lista de favoritos para ler “quando tivermos tempo”. Esse pode ser um bom momento para isso!

Experimente ler um livro leve, que te desconecte da realidade por um tempo. Ou um romance, histórias em quadrinhos, o que for do seu gosto. O importante é utilizar do seu tempo ocioso de forma inteligente.

Caso não tenha livros em casa, aproveite para baixar alguns e-books que foram disponibilizados em algumas plataformas devido à pandemia.

2.Assista filmes e séries

Além de livros, todo mundo tem uma lista de séries (ou filmes) legais para assistir. Então, aproveite este momento para se atualizar e se divertir, caso também goste de filmes de comédia!

3.Faça cursos online

Desde o início da quarentena, muitas escolas que possuem cursos online, disponibilizaram aulas gratuitas para disseminar o conhecimento entre as pessoas. Você encontra cursos de diversas áreas, inclusive de inglês, que podem contribuir para sua educação e currículo. Aproveite este momento para estudar assuntos que você sempre teve interesse, mas nunca oportunidade.

4.Ouça podcasts para enfrentar a ansiedade no isolamento

Existem muitos jeitos de se informar hoje em dia. Por exemplo, uma maneira dinâmica e prática é através dos podcasts. Você pode ouvir enquanto faz outras tarefas do dia, além de escolher o tema para se atualizar. Por exemplo, você pode ouvir sobre jornalismo, filmes, jogos, futebol, etc.

5.Relaxe

Permita-se relaxar! São tempos de muita tensão. Devemos compreender que está tudo bem não ser produtivo todos os dias, sorrir todos os dias. Todos temos dias ruins. No entanto, devemos buscar técnicas para relaxar. Seja meditando, ouvindo música, colorindo, ou da forma que você achar válida.

Nesse sentido, aproveite este momento para se aproximar das pessoas que moram com você, seja família ou amigos, ou para se aprofundar em si mesmo.

Então, vamos aproveitar este momento e fazer da nossa quarentena mais produtiva tornando nossos dias também mais leves e agradáveis.

Devemos entender que não estamos presos em casa, mas seguros. Nossa mente deve aceitar o momento e não alimentar nossos pensamentos negativamente, porque isso reflete no resultado de nossas ações.

Vamos nos reinventar diariamente, lembrando que tudo depende de nós e da nossa forma de aceitar os acontecimentos com serenidade. Diga adeus à ansiedade no isolamento!

Por fim, se quiser ajuda para falar de saúde emocional e outras soluções, entre em contato conosco!

Bruna Pousas

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

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