fbpx
Search
Close this search box.

Como a crise impacta na saúde emocional da equipe?

Momentos de crise podem impactar em aspectos sociais, econômicos e individuais, dependendo de sua magnitude e das tratativas de controle. Sabendo disso, enfrentar de forma assertiva requer uma visão ampla e conhecimento sobre o problema em questão.

Neste texto, trouxemos os impactos de um momento de crise em aspectos individuais. A ideia é pensar no cenário de saúde emocional da equipe dentro das empresas.

Mas, antes, vale frisar que, para enfrentar com sucesso um momento de crise, a liderança deve estar muito bem estruturada. Sabendo disso, nós, da MAPA Avaliações, também realizamos teste de personalidade focado na liderança no trabalho. Ele é crucial para avaliar o perfil de um bom líder.

Por meio dele, é possível perceber características que favorecem o comportamento de liderança no trabalho. Além disso, os resultados mostram aspectos cognitivos, habilidades sociais e motivação. Tudo isso, sem deixar de levar em conta o contexto.

Postura da empresa diante de uma crise

Ao analisar o ponto de vista da empresa e de sua equipe, existem ações que podem ajudar no manejo da situação. O intuito é conseguir entender bem o que ocorre. E, a partir disso, planejar de forma estratégica.

  • Obter de informações por meio de fontes confiáveis;
  • Organizar o trabalho de acordo com a nova realidade;
  • Fortalecer a coletividade;
  • Planejar com participação ativa de todos;
  • Comunicação assertiva, entre outras ações podem facilitar a passagem pelo momento de crise e garantir a saúde emocional da equipe.

Pensando na equipe, é preciso ter em mente que certas práticas contribuem para que ela continue sentindo prazer em trabalhar. Nesse sentido, é preciso que todos enxerguem a jornada como algo positivo. Isso contribui para a diminuir os sentimentos negativos. 

Logo, uma crise deve aguçar o olhar da empresa para as pessoas e sua saúde emocional. Afinal, esse é o princípio básico para um bom rendimento no trabalho.

Crise e saúde emocional da equipe

Sentimentos de incerteza, medo e angústia aparecem nos momentos de crise. Ela é uma situação nova e fora do comum, onde a pessoa precisa significar e se estruturar para um enfrentamento. Algumas pessoas irão lidar com isso de forma mais tranquila. Contudo, outras poderão se sentir mais tensas ou até mesmo sozinhas.

Existem formas de diminuir isso para que sua equipe não seja impactada de maneira tão negativa em sua saúde emocional. Acima de tudo, a empresa e seus gestores são, neste momento, o ponto de referência para o colaborador e devem agir como tal.

  • Mantenha a equipe bem informada

Busque informações em fontes confiáveis e entenda qual o real contexto da crise. A partir disso, a empresa estará mais preparada para se organizar e repassar um conhecimento a todos.

Um posicionamento claro irá atenuar os sentimentos de angústia e medo que aparecem frente ao novo. Outra questão é que uma equipe bem informada sobre o que está acontecendo terá maior capacidade para atuar frente às dificuldades.

  • Crie canais de comunicação abertos

Diante de uma crise, muitas pessoas podem se sentir perdidas. Assim, lembre a equipe que ela não está sozinha. O processo de adaptação pode ser difícil. Por isso, mantenha os canais abertos para que haja a sensação de acolhimento e escuta.

Esse passo parece pequeno, mas é essencial para que não haja uma disseminação de sentimentos de desamparo ou ansiedade. Como resultado, a equipe se sentirá mais à vontade para ajudar na busca de melhores tratativas ou soluções pontuais.

  • Repense os processos da empresa que prejudicam a saúde emocional

Uma crise não atinge somente a sua empresa. Dessa forma, é um momento onde todos precisam repensar seus processos e modelos de negócio. É preciso estar com a mente aberta e procurar entender junto ao mercado quais serão as melhores ações.

Revisite as formas de trabalho. A empresa pode se surpreender em como a tecnologia pode ser ainda mais usada a seu favor. 

Novos hábitos podem ser essenciais durante esse período. Nesse sentido, entenda junto à sua equipe como as tarefas e execuções serão mantidas de forma diferente da antiga. Ninguém melhor que o próprio executor da tarefa para ajudar neste momento. Sentir-se útil irá ajudar seu colaborador a ressignificar a crise.

  • Alinhe os objetivos da empresa junto à equipe

Diante de um novo cenário, é essencial um alinhamento entre as equipes e a empresa. A equipe precisa se sentir preparada para enfrentar a crise. Garanta que os objetivos da empresa sejam bem entendidos por todos.

Isso ajudará os funcionários a terem metas comuns e se manterem motivados para continuar o trabalho. Mesmo que em contexto diferente. Também será benéfico para que as pessoas se sintam menos perdidas, o que garante a saúde emocional.

  • Auxilie a equipe nos processos de adaptação

Nem todos se sentirão preparados diante de um novo cenário. Pensando nisso, auxilie a equipe nos processos de adaptação. Ofereça suporte para que consiga se reorganizar.

Mantenha um contato ativo, promova reuniões (online, caso o momento exija). Da mesma forma, procure acolher situações específicas, aceite que algumas tarefas serão possíveis de serem feitas e outras não e repasse esse entendimento. 

Além disso, use a tecnologia a favor da empresa e do time. Além disso, lembre-se de que lidar com uma crise requer trabalho em conjunto e troca.

Saúde emocional: como a MAPA pode ajudar a empresa

Em suma, podemos dizer que enfrentar uma crise não será fácil para nenhuma empresa e, principalmente, para a sua equipe. Assim, é o momento de pensar em como o negócio irá se manter. Mas focar ainda mais na saúde emocional da equipe. Afinal, é ela que mantém a empresa em giro.  

A partir disso, novas estratégias de trabalho e posicionamentos de mercado virão. Ao final, a empresa pode se surpreender com sua capacidade de se reinventar.

Você pode contar com a nossa ajuda para enfrentar esse momento. Além do teste de personalidade focado na liderança do trabalho, também temos soluções voltadas para a saúde emocional.

Nós, da MAPA, sabemos o quanto é crucial o cuidado com o bem-estar. E é por isso que atuamos de forma a ajudar empresas com uma solução aprovada pelo CFP, algo que somos referência no Brasil. 

Solicite uma apresentação!

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)