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Saúde emocional no trabalho: qual a importância e como preservá-la

5/11/2019
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Saúde emocional no trabalho: qual a importância e como preservá-la
Áudio Post com áudio, ouça abaixo:

Houve um tempo em que o bem-estar global dos colaboradores não era motivo de preocupação para o empregador — bastava que eles estivessem fisicamente aptos para desenvolver o trabalho. Mas, felizmente, esse cenário mudou e as empresas passaram a ter a saúde emocional da equipe como uma de suas prioridades.

Hoje, as organizações se apoiam em ferramentas que visam o desenvolvimento de todos. Afinal, colaboradores saudáveis e equilibrados apresentam mais motivação e produtividade, além de contribuírem para a melhora do clima organizacional.

Vamos conversar um pouco mais sobre a importância da saúde emocional no trabalho? Continue a leitura!

Por que investir em saúde emocional no ambiente corporativo?

As pessoas passam grande parte de seu tempo no local de trabalho. Qualquer conflito nesse ambiente pode tomar proporções prejudiciais, que afetam tanto a qualidade das atividades profissionais quanto a vida pessoal do indivíduo.

Além de transtornos como estresse, ansiedade e depressão, a falta de saúde emocional pode desencadear problemas físicos como fadiga, dores de cabeça frequentes, hipertensão, doenças gastrointestinais e cardiovasculares etc.

Os quadros de estresse, por exemplo, correspondem a um número significativo de afastamentos. Outro problema é o presenteísmo — situação em que o colaborador comparece ao trabalho, mas não consegue ser produtivo. Portanto, trata-se de um assunto que merece reflexão e exige intervenções efetivas.

Como ajudar a manter a saúde emocional dos colaboradores?

Vamos, agora, apresentar algumas medidas simples que podem contribuir para a saúde emocional nas organizações!

Incentivo à construção de bons hábitos

É válido conscientizar os colaboradores sobre a importância de cultivar bons hábitos, dentro e fora da empresa. Isso inclui o incentivo a um estilo de vida mais saudável — alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, superação de comportamentos nocivos, como tabagismo e abuso de álcool etc.

Da mesma forma, é essencial trabalhar as questões emocionais da equipe. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de práticas de qualidade de vida, como: oferecer um bom ambiente de trabalho; possibilitar ao colaborador o acesso a informações sobre Saúde Emocional; e ainda criar programas para promover o bem estar físico e psíquico.

Estratégias de motivação

Assim como desmotivação e pessimismo são energias tóxicas, que podem se espalhar e minar os resultados de uma equipe, a pessoa motivada também consegue influenciar positivamente a equipe.

Nesse sentido, a empresa que investe em ações de motivação tende a melhorar o clima entre os colaboradores e aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho. São recursos que fortalecem o engajamento, aumentam o sentimento de pertencimento ao grupo e a vontade de alcançar objetivos.

Clima organizacional agradável

Para que o clima no ambiente de trabalho seja acolhedor, é preciso reforçar alguns pilares, como:

  • trabalho em equipe;
  • comunicação clara;
  • reconhecimento;
  • confiança;
  • resolução de conflitos etc.

Há, ainda, outras questões envolvidas, mas os principais fatores de um clima organizacional negativo são os mal-entendidos e os problemas de relacionamento. Por isso, vale dar uma atenção especial a esse aspecto.

Atividades que reforcem o bem-estar dos colaboradores

Se o dia a dia no trabalho é desgastante, nada melhor do que ter pausas estratégicas para recuperar a energia. Grandes empresas, como Google, reconhecem a importância de oferecer espaços para aliviar o estresse do profissional e, por consequência, aumentar seu empenho e criatividade.

Mesmo sem a estrutura das organizações de grande porte, é possível facilitar esses momentos de reestruturação emocional. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de atividades de relaxamento, como ginástica e massagem laboral.

Quais os benefícios de ter uma equipe emocionalmente saudável?

Investir na saúde emocional dos colaboradores é uma estratégia que traz benefícios em nível individual, grupal e organizacional. Veja algumas das vantagens de ter uma equipe emocionalmente saudável:

  • pessoas com mais autoconhecimento e consciência de suas emoções;
  • relacionamentos interpessoais construtivos e respeitosos;
  • flexibilidade para o diálogo;
  • motivação intrínseca e extrínseca;
  • mais engajamento e direcionamento para os resultados coletivos;
  • aumento na produtividade.

Isso indica que tanto o colaborador quanto a empresa têm ganhos com o incentivo à saúde emocional. Dar atenção a essa questão é uma medida necessária. Afinal, o capital humano ainda é o recurso mais valioso de uma organização!

Agora, aproveite para ler nosso próximo conteúdo sobre saúde emocional.

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