A tecnologia está a cada dia mais presente nas empresas. Prova disso é o uso crescente de chatbots no RH. Trata-se de robôs que funcionam como assistentes virtuais e que já são bastante usados na comunicação com o público externo. Exemplo disso acontece quando um cliente envia uma mensagem para o WhatsApp da empresa e um programa as responde de forma automática.
A princípio, é possível usar os chatbots no RH de diversas formas. Afinal, eles oferecem diversos benefícios para as empresas. É sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir. Confira agora mesmo!
Como é possível usar chatbots no RH?
O uso de chatbots no RH ocorre para melhorar a comunicação interna e também para facilitar algumas atividades. Por exemplo, a manutenção de um canal de comunicação. Veja alguns exemplos a seguir.
Auxílio para responder dúvidas da equipe
Podemos usar os chatbots para responder dúvidas comuns dos colaboradores. Isso pois eles permitem que respostas sejam automatizadas. Assim, os robôs podem responder questões que envolvem o regulamento da empresa, dúvidas sobre salários e planos de carreira, informações sobre processos etc.
Também vale destacar que esse atendimento pode ser híbrido, ou seja, mesclar as conversas com robôs e humanos. Desse modo, quando algum colaborador faz alguma pergunta muito específica e que o chatbot não está programado para responder, um humano pode assumir e realizar esse trabalho.
Manutenção de um canal eficiente de comunicação
Quem trabalha com RH sabe da importância de ter um canal de comunicação ágil e eficiente com os colaboradores da organização. De tal modo, os chatbots podem ser muito úteis, uma vez que os colaboradores poderão tirar suas dúvidas rapidamente, por meio de um programa simples instalado nos computadores da organização.
Quais são os principais benefícios de utilizar chatbots no RH?
Utilizar um chatbot no RH é muito benéfico para as empresas, sobretudo pela otimização do tempo da equipe de comunicação interna. Como os robôs esclarecem a maior parte das dúvidas dos funcionários, esses profissionais que antes faziam tal trabalho poderão se dedicar a questões mais estratégicas.
A agilidade no atendimento também é um ponto positivo, uma vez que os chatbots funcionam de forma imediata, em qualquer horário do dia. Assim, se um colaborador do turno da noite enviar uma pergunta para o setor de RH durante a madrugada, terá as suas questões respondidas. Isso mesmo que não haja ninguém do departamento responsável pelas respostas na empresa no momento do questionamento.
Além disso, no caso das dúvidas em que se faziam contatos telefônicos, isso pode ser substituído por uma conversa com os assistentes virtuais, gerando economia nas tarifas dos serviços de telefonia contratados pela organização.
O uso de chatbots no RH é uma tecnologia que já não está distante. Que tal colocá-la em prática na sua empresa, trazendo muitos benefícios?
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