fbpx

O segredo das empresas que não param

O fato de vivermos em um mundo de constantes mudanças, incertezas e diversos processos  não é novidade para ninguém. Contudo, ser adaptável frente a esses pontos já é outra questão. Isso aplica-se não só para pessoas, mas também para as empresas. Qual o segredo das empresas que não param?

Empresas que não param

Um dos pontos que chamaram a atenção durante a crise devido à COVID-19 é que algumas empresas conseguiram se adaptar com maior facilidade. Além disso, de certa maneira, não sofreram grandes impactos. Muitas delas transitaram para o modelo de home office e/ou aos cuidados de saúde exigidos pelo governo.

É um assunto que vale a reflexão. Isso pois são as empresas que não terão seus alicerces abalados e continuarão de pé após a tempestade. Empresas que não param.

Precisa-se pensar, então, no que elas possuem de diferente das demais. O que as torna resilientes a um mundo tão transitório e a momentos de crise? Podemos observar duas características ao analisá-las:

Metodologia Ágil

Quando ocorrem diferentes e grandes mudanças impactando áreas diversas de uma empresa, responder com agilidade a elas passa a ser vital para a sobrevivência do seu negócio. Assim, aprimorar o processo de gestão, de trocas de informações e desenvolvimento de produtos e serviços, é primordial. 

O principal pilar da metodologia ágil é conseguir responder às demandas com maior rapidez e frequência. Isso de forma a atender rapidamente às necessidades do cliente. Dessa maneira, percebemos nas empresas uma mudança de filosofia que contribui para esse sucesso:

  1. Fortaleça e preocupe-se mais com as interações e objetivos dos seus clientes do que com os processos funcionarem de forma “redonda”. Afinal, em momentos caóticos, ele quer saber se pode contar com você para o novo cenário e não na utilização do que já possui. Adapte-se!
  2. O produto tem que ser funcional e adaptável às diferentes demandas, ser objetivo. Burocracia em tempos de crise traz mais preocupações. Simplifique! 
  3. Pense que, assim como você, seu cliente também enfrenta problemas. Dê mais voz para ele, participação no que você está construindo. Às vezes, mudar e construir um novo produto será necessário. Prontifique-se!
  4. Nem tudo sai como o planejado é preciso entender isso. Então, responda de imediato e depois pense em um novo plano. Seja flexível! Seja uma empresa que não para!

Investimento em novas tecnologias

Investir em novas tecnologias deixou de ser um aspecto somente financeiro ou artigo de luxo. Porém, tornou-se um elemento crucial para o sucesso de qualquer empresa. Por meio da metodologia ágil e do uso eficiente de recursos, temos aqui a segunda característica crucial. 

Quando um empresa torna-se resistente a inovar, poderá permanecer estagnada, sem crescimento e seu produto ser superado pelas demais. O que poderia ser concluído de forma fácil, demora semanas ou meses. Por outro lado, as que investem nesse aprimoramento desfrutam de alguns benefícios:

  1. Ganho na eficiência operacional, otimização de processos e vantagem competitiva;
  2. Aumento de produtividade, pois conseguem atender diferentes demandas ao mesmo tempo;
  3. Ganho em comunicação. Isso pois tanto as trocas de informações internas quanto com seus clientes ficam mais rápidas;
  4. Ganho de competitividade, porque torna sua empresa mais atenta aos nichos de mercado e muda a forma como os clientes percebem a sua organização;
  5. Aumento de mobilidade: o trabalho deixa de estar restrito ao escritório e permite tratar de assuntos profissionais de qualquer lugar, interagindo com as pessoas instantaneamente. 

Percebemos que por meio de uma metodologia ágil e com a utilização de novas tecnologias, pode-se atender aos clientes 24 horas por dia e de qualquer lugar. De repente, adaptar-se ao home office e enfrentar crises parece não ser mais tão assustador. Você faz parte das empresas que não param? Então, vamos inovar? 

Se precisar de ajuda, converse com um de nossos especialistas!

Hyago Souza

Coordenador Técnico

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados