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Inteligência artificial no RH: descubra como usar essa tendência

Há uma série de aplicabilidades para a Inteligência Artificial (IA) no setor de RH. Ao estudar o tema, a Deloitte descobriu que cerca de 1/3 dos times de RH já contam com algum tipo de IA. A princípio, esse número pode ser muito maior nos próximos anos.

Da triagem dos candidatos mais talentosos até a análise do perfil, muita coisa já pode ser feita com a ajuda das máquinas. Aliás, essas tarefas ganham em dois sentidos: agilidade e acerto. Isso, por sua vez, resulta em competitividade para toda a empresa.

Nos próximos tópicos, vamos falar das possibilidades de uso da Inteligência Artificial no RH. Além disso, como ela gera benefícios. Portanto, continue a leitura com atenção!

Antes disso, veja: Digital Skills: Como a IA pode ajudar na prevenção de acidentes de trabalho

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção (R&S) passa por uma boa mudança digital. A IA pode ser aplicada em muitas fases. Por exemplo, na triagem dos candidatos competentes ou na avaliação do fit cultural.

Outra opção é usar a IA para entrevistas por vídeo. Softwares com algoritmos podem reconhecer a expressão facial e indicar ao gestor os sentimentos mais comuns no decorrer da entrevista. Por exemplo, incerteza ou alegria.

Treinamento do time de trabalho

Manter o time bem treinado é uma demanda básica, mas nem sempre cumprida com êxito. Nesse sentido, a IA pode ajudar os gestores na escolha de quais treinamentos podem gerar maior retorno sobre o investimento. E, portanto, de quais devem ser vistos como prioritários.

Para tanto, baseia-se na análise de conhecimentos, habilidades e atitudes do time. Diversas informações dos profissionais e do seu grau de instrução são cruzadas para gerar indicadores, relatórios e recomendações de treinamento e desenvolvimento.

Análise de testes

Antes, uma análise de alguns testes poderiam durar horas, pois o gestor de RH precisaria aplicar alguns testes. Além disso, analisar os dados obtidos de cada um de forma manual.

Atualmente, este processo já pode ser de forma automatizada. O gestor encaminha o convite de teste para seu candidato e o mesmo consegue responder pelo computador.

O sistema realiza um cruzamento de dados através de uma base  psicométrica. Esse método faz vínculo entre a Estatística e a Psicologia, sendo possível entregar ao gestor um resultado do teste logo após sua finalização.

Planejamento estratégico

Para que um negócio obtenha sucesso é preciso um RH com boas estratégias. Estas devem facilitar o alcance de objetivos fora do lugar comum. Essas estratégias devem estar baseadas em indicadores de desempenho, plano deliberado e objetivos claros ao futuro.

A IA ajuda em todos esses sentidos. Ela levanta os indicadores-chave da gestão de pessoas, como o turnover ou a assiduidade. Depois, transforma-os em relatórios e recomendações. Isso, por sua vez, facilita a criação de um plano e de objetivos.

Então, como você pôde observar, já existem muitas aplicações à Inteligência Artificial no RH. É preciso promover uma mudança digital de maneira gradativa, de forma a garantir que o seu setor não fique obsoleto.

Veja também: Guia Com Tendências De RH Para Ficar De Olho

Inteligência artificial é uma tendência afinal?

Sim, a inteligência artificial (IA) é definitivamente uma tendência que está transformando diversas áreas, incluindo a gestão de empresas. A IA refere-se à capacidade das máquinas de simular a inteligência humana, executando tarefas que normalmente exigiriam o pensamento humano.

Na gestão de equipes, a IA pode trazer muitos benefícios. Ela permite automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando tempo para os líderes se concentrarem em atividades estratégicas e no desenvolvimento da equipe. Além disso, a IA pode auxiliar na análise de grandes volumes de dados, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.

A IA também é útil na identificação de padrões e tendências, permitindo prever comportamentos e necessidades dos colaboradores, auxiliando na gestão de talentos e no planejamento de carreira. Além disso, a IA pode ser aplicada em processos de recrutamento e seleção, ajudando a identificar os candidatos mais qualificados e adequados para cada posição.

No entanto, é importante lembrar que a IA não substitui a habilidade humana de tomar decisões complexas, interpretar emoções e construir relacionamentos. Ela serve como uma ferramenta poderosa para auxiliar os gestores, mas o fator humano ainda é fundamental no processo de gestão de equipes.

É importante que os gestores estejam atualizados sobre as possibilidades e limitações da inteligência artificial e saibam como aplicá-la de forma ética e responsável. A adoção da IA deve ser guiada por uma visão estratégica e alinhada aos valores da empresa, visando sempre o bem-estar dos colaboradores e o sucesso da organização.

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