Os desafios do Home-Office: Como manter a produtividade conciliando casa e trabalho?

Os desafios do Home-Office: Como manter a produtividade conciliando casa e trabalho?

Como ser produtivo ao trabalhar de casa quando se tem filhos para cuidar, rotina para administrar e tarefas para concluir? Veja algumas dicas que podem te ajudar a se organizar e conciliar família e trabalho no mesmo ambiente.

O Home Office mais do que uma tendência mundial, tornou-se uma das alternativas adotadas pelas empresas para enfrentar a pandemia do Covid-19, doença vital transmitida pelo Coronavírus. Mas adaptar-se a esta nova modalidade de trabalho pode ser mais difícil do que parece. Lidar com família, filhos, distrações, procrastinação, e muitas vezes a falta de uma estrutura adequada, pode causar uma diminuição no ritmo de trabalho e produtividade.

 

Família

A prática do trabalho remoto vem sendo adotada por muitas empresas como forma de proporcionar aos colaboradores mais tempo com a família e maior qualidade de vida. Mas em tempos de isolamento social, escolas fechadas e sem poder contar com a ajuda de parceiros como, tios, avós e amigos, trabalhar em casa rodeado das crianças tornou-se um grande desafio para muitas famílias. Por isso é importante criar combinados e estabelecer algumas regras para vivenciar esse momento com menos tensão e mais harmonia entre pais e filhos.

Se você tem filhos pequenos, inclua-os no seu mundo do trabalho em algum momento do dia, para que eles sintam-se participantes do seu dia. Se fizer promessas de brincar mais tarde ou jogar aquele jogo que todos gostam, comprometa-se a cumpri-las, isso reforça o sentimento de pertencimento à família, ajuda a relaxar e aliviar o estresse causados pelo isolamento social. Quanto às tarefas de casa, entenda que elas estarão lá no mesmo lugar quando você terminar o expediente. Nós mulheres, podemos incorrer no erro de querer equilibrar a balança entre casa e trabalho a todo custo, por isso, procure dividir as tarefas com mais alguém. É fundamental estabelecer as prioridades, e fazer o que é possível, isso irá contribuir para a preservação da sua saúde mental, e também na redução dos níveis de ansiedade.

 

Organização

Você precisará planejar-se e adaptar-se para gerenciar as atividades da casa e do trabalho. Crie lembretes e lista de tarefas, estabeleça limites e construa uma boa relação de cumplicidade com seus pares, para que o respeito às necessidades de cada um seja mútuo. O gerenciamento do tempo será a sua maior ferramenta de trabalho, por isso, seja pontual com compromissos e reuniões. Se sentir confortável, estabeleça uma rotina de hábitos e horários para ajudar na organização, é muito importante definir um horário para início e término das atividades, para que você consiga realizar outras tarefas e não seja absorvido completamente pelo trabalho.

 

Produtividade 

Nada de passar o dia todo de pijama. Vista-se de forma confortável para iniciar um dia de trabalho como qualquer outro. O cérebro associa esses estímulos e torna-se mais desperto. Alinhe as expectativas do time em relação a entrega de resultados, e a partir disso, estabeleça objetivos diários. Isso ajuda a manter o foco e a disciplina, características essenciais para preservar e até mesmo elevar a produtividade. Resista às distrações, incluindo as notificações de apps de mensagem e TV. Busque se concentrar em seus projetos reduzindo os ruídos do mundo externo, com uma boa playlist por exemplo, e faça pausas para um cafezinho quando achar necessário.

 

Comunicação

Nessa era digital é muito importante manter a qualidade da comunicação, ao utilizar câmeras e microfones, verifique se estão com áudio e imagens adequados. Além disso, não deixe de tirar dúvidas e dar sugestões. Deve-se tomar o cuidado para não manter padrões comunicativos que haviam no trabalho presencial, por exemplo aquelas pessoas que tendem a não se posicionar, virtualmente isso poderá persistir. Por isso, promovam debates e reuniões abertas para todos os colaboradores.

 

Saúde Emocional e Física

Crie mecanismos para manter a interação humana com seu time de trabalho, mesmo que seja apenas online, sem o contato físico. O dia a dia sem essa interação pode gerar um sentimento de solidão e de não pertencimento ao social, ainda mais em tempos de isolamento como o que estamos vivendo. Por isso, marque aquele almoço virtual, ou comemorem uma nova conquista por videoconferência, por exemplo. 

Cuide também da sua saúde física, não deixe que a preguiça ou a falta de lugares para praticar te desmotivem. Um corpo saudável garante mais disposição e energia para o trabalho, por isso adote pequenos hábitos que podem fazer uma grande diferença, você pode usar as escadas do prédio para se exercitar, ou dar uma volta no quarteirão com seu pet. Tem um ditado que diz: Vence quem se vence. Então, deixe as desculpas de lado e invista no seu bem estar físico e emocional.

O momento atual exige de nós muita resiliência e abertura para as mudanças que surgem a cada dia, por isso é importante cuidar do corpo e da mente e buscar ações que promovam a saúde emocional e reduza os níveis de ansiedade e o sentimento de solidão. 

Como vocês estão lidando com este momento? Deixe seu comentário.

Fabiana Alves

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

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