Os líderes da sua empresa estão preparados para uma liderança remotamente?

Saber qual o impacto de uma liderança remota, sem as características tradicionais de convívio social que estávamos habituados antes do período de isolamento, e como isso impacta nos resultados da organização são pontos essenciais para a condução dos processos e equipes neste momento.

Primeiro, é preciso uma compreensão ampla sobre o que é ser um líder, para isso, recomendamos a leitura do texto anterior publicado aqui no blog,“O papel da Liderança no enfrentamento de Crises” .

Em resumo, um líder é aquele que conduz as pessoas de forma colaborativa e autoconfiante, com alta capacidade para lidar com conflitos e para comunicar-se, relacionando-se bem com os outros e mantendo a resiliência, principalmente em momentos de dificuldade. Sendo assim, a liderança vai além de um cargo, representando um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma condução eficaz da organização e dos seus colaboradores.

Após um entendimento claro do papel do líder  e como ele pode atuar em momentos de crise, podemos caminhar mais neste contexto e acrescentar a liderança exercida remotamente, visto que apresenta um novo desafio para aqueles que estão à frente de organizações e equipes.

 

Quais são os impactos causados por uma gestão remota?

Em relação às competências e habilidades não haverá, teoricamente, uma mudança naquilo que é necessário para exercer a liderança, mesmo que em contexto remoto. O que será diferente é o grau de desenvolvimento delas, que precisarão estar mais aguçadas para que a efetividade da condução das pessoas e processos seja mantida, mesmo com o distanciamento físico. E claro, algumas questões extras, as quais o líder deverá estar mais atento.

Dentre elas, a valorização dos vínculos, visto que o trabalho remoto poderá enfraquecer as ligações relacionais entre os colaboradores, algo que pode afetar processos que antes já estavam bem estabelecidos. Dessa forma, será necessário pensar em ações que façam a diferença nesse âmbito.

Encontros online, tanto para discussão de tarefas, quanto para fins de entretenimento e convívio é umas das alternativas. Verificar sempre a aderência das pessoas às ações e caso elas não promovam os efeitos esperados, avaliar melhor o perfil de seus colaboradores e buscar por estratégias que estejam mais alinhadas a ele.

Disponibilidade de escuta é algo que facilitará toda condução necessária, pois o acolhimento proveniente dela também contará positivamente para que demais ações sejam colocadas em prática com boa aceitação das equipes.

Visto isso, destacamos como o maior impacto da liderança remota as relações interpessoais e suas implicações em outros pontos, como a execução do trabalho diário.

Também é preciso que o líder esteja atento à sua automotivação, porque é a partir dela que conseguirá manter o restante de sua equipe motivada. Neste momento, os olhares devem estar voltados também à manutenção da adaptabilidade e da resiliência, que são bases fundamentais de enfrentamento a novas situações impostas pelas circunstâncias. Com tudo isso, verifica-se o impacto emocional, o qual deve ser bem manejado.

Em conjunto aos pontos mencionados, adicionar o foco na comunicação efetiva. Impactos negativos nos processos de comunicação podem ocasionar falhas, que antes em um esquema presencial não estariam passíveis de acontecer. Se ainda não é uma realidade da organização e há possibilidade financeira, investir em um sistema de comunicação interna poderá ser um facilitador para que sua liderança não se perca em ruídos de comunicação.

Em resumo, certifique-se de que seus colaboradores e equipes estejam bem alinhados aos acontecimentos, recebam as mensagens de maneira apropriada e assim fiquem a par do que precisam fazer e onde o foco deverá estar. Estabeleça comunicações informativas, para que as pessoas tenham um direcionamento e não se sintam desamparadas em seus afazeres.

Planejar o acompanhamento diário das execuções e seus colaboradores também é um ponto relevante, visto que todos irão ser impactados pelo trabalho remoto. A liderança pode, por sua vez, sentir um pouco mais de dificuldade em realizar o acompanhamento daquilo que está sendo feito. A fim de amenizar esse possível problema, um planejamento das rotinas e questões importantes a serem verificadas periodicamente trará mais segurança de que o trabalho como um todo está sob uma supervisão.

Este planejamento também facilita a criar redes de apoio de acordo com a necessidade de cada equipe, pois através dele o líder conseguirá ter uma visão ampla dos acontecimentos e poderá trabalhar mais pautado sobre o que é realmente essencial.

Os pontos frisados podem parecer muito básicos ao se tratar de liderança, porém é preciso ter em mente que sem o básico a complexidade dificilmente será desenvolvida, o que pode ocasionar uma perda de controle sobre as situações. Para um líder, manter as boas relações e ter controle sobre os acontecimentos é essencial. Sendo assim, se atente primeiro às questões menores e assim tenha uma base sólida para construir os passos posteriores.

 

E os resultados da organização, como ficam?

No tópico anterior já foi possível fazer uma alusão com impactos em relação a resultados. Uma equipe bem alinhada, que se comunica bem, recebe as ordens e direcionamentos sem ruídos, com clareza, tende a ser mais efetiva no que faz.

Assim, mantendo suas competências essenciais de líder e se atentando aos pequenos detalhes mais pertinentes em um momento de distanciamento, as coisas tenderão a fluir com facilidade e eficácia.

Pode ser que em algum momento seja necessário avaliar redução de custos ou de pessoas, por exemplo, para que a organização se mantenha. Essa é uma decisão difícil, a qual o líder deve se atentar e verificar de forma estratégica como isso será feito e projetar impactos futuros a partir dessa nova perspectiva, visando o menor prejuízo quanto às entregas e resultados.

A liderança remota irá implicar em mais estudo e mais pensamento estratégico se você quiser manter os resultados da sua organização em um nível satisfatório e que atenda a nova realidade. Entender mais sobre seu negócio e sobre as pessoas será essencial, pois lhe dará base para explorar mais potencialidades ou desenvolver aquilo que está em falta.

 

Como o MAPA pode te ajudar na análise de lideranças?

Considerando o contexto trazido vemos o quão é importante uma análise assertiva das lideranças da sua empresa. Através do teste de personalidade MAPA é possível obter informações à respeito dos seus colaboradores, em especial daqueles que exercem papel de liderança.

O teste fornece o entendimento das Competências de Gestão do indivíduo, voltadas as características para empreender e interação com autoridades. Essas informações se complementam a análise de Indicadores, que unem diversos aspectos avaliados no teste para dizer da capacidade de Liderança como um todo.

A partir disso, é possível identificar a habilidade para assumir a posição de autoridade ao gerenciar e coordenar pessoas, bem como realizar o acompanhamento adequado da equipe. Identifica-se, também, se o indivíduo possui segurança ao desempenhar suas atividades, com firmeza para tomada de decisões, sendo percebido como alguém confiável pelos demais colaboradores da organização. Habilidades relativas a comunicação, motivação por desafios, foco em resultados, perfil de inovação também são avaliadas.

A avaliação emocional, citada como importante ao longo deste texto é realizada pelo teste e Indicaodores como resiliência, vulnerabilidade, desânimo e tormento são trazidos como pontos relevantes a serem considerados.

 

Conclusão

A organização poderá se surpreender em relação a quantidade de trabalho e ressignificações que serão necessárias diante do trabalho remoto, principalmente os líderes que estão a frente de toda a coordenação dos processos. Conduzindo com cuidado e dedicação, as surpresas poderão ser majoritariamente positivas, lembre-se de comemorá-las.

Os percalços, em muitos momentos são inevitáveis, mas sempre será possível aprender com eles. Com todas as vivências, aproveite a oportunidade de crescer junto com seu negócio, procurando tomar decisões pautadas em conhecimento e embasamento.

Com o teste de personalidade MAPA aliado as soluções desenvolvidas pela empresa MAPA, é possível obter diversas informações e respostas através de um diagnóstico que fornecerá uma visão completa e estratégica, unindo a subjetividade das pessoas e os dados gerados por sua empresa.

Acesse nosso blog para ler mais sobre liderança.

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos
Transformação Digital

Transformação Digital

Não é novidade que as ferramentas digitais influenciam e moldam a maneira como nós vivemos, nos comunicamos e trabalhamos, gerando grandes e diversas mudanças em