Os pets podem ajudar a reduzir o sentimento de solidão na quarentena?

As medidas de isolamento e distanciamento orientadas durante a Pandemia do Coronavírus para evitar a propagação do novo coronavírus têm provocado sentimento de solidão em algumas pessoas, principalmente em quem mora sozinho. Uma alternativa que tem crescido e sido muito utilizada é a adoção de animais, principalmente de cachorros e gatos.  

No texto Sensação de bem-estar e felicidade frente a Pandemia falamos que o ser humano possui necessidade de contato social,  e que se trata de uma exigência biológica. O contato com os animais pode amenizar e reduzir o sentimento de solidão. Importante ressaltar que não será uma solução definitiva e eles não substituirão o contato humano, porém podem auxiliar na diminuição desse sentimento. 

A quarentena tem exigido que as pessoas fiquem mais tempo em casa, aumentando a necessidade de terem uma companhia. Nesse contexto, o estar em casa facilita também a dedicação de mais tempo à adaptação dos pets ao novo lar.

Contudo, os animais trazem muitas responsabilidades para com eles. Antes de tomar a atitude de adotar, um cachorro ou gato por exemplo lembre-se das necessidades que eles possuem. Prepare-se antes para atender aos cuidados que o novo pet exige.    

Os pets, além de serem companhia para seus seus donos, proporcionam também aumento na produção de endorfina, que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto e felicidade. O contato com os animais favorece ainda a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e alegria. 

Existem outros pontos de benefícios para a convivência com animais, como a redução do estresse e o surgimento do senso de responsabilidade que se manifesta através de uma série de rituais e cuidados com alimentação, higiene, passeios e, claro, atenção aos animais. Aderir a essa rotina pode trazer-lhe benefícios como o amor especial pelos animais. Embarque nessa aventura e experimente afetos que irão te fazer muito bem!

Mariana Bezerra

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos
Transformação Digital

Transformação Digital

Não é novidade que as ferramentas digitais influenciam e moldam a maneira como nós vivemos, nos comunicamos e trabalhamos, gerando grandes e diversas mudanças em