fbpx

Performance review: 4 grandes benefícios para a empresa e o funcionário

Os resultados da empresa são reflexo dos esforços de seus recursos humanos. A princípio, todo gestor que deseja ter uma boa equipe para cumprir os objetivos precisa estar atento à performance review.

Essa é mais uma das ferramentas de RH usadas por grandes empresas. O diferencial é que ela beneficia ambas as partes. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é a performance review?

Também conhecida como avaliação ou revisão de desempenho, a performance review é um termo inglês que se refere a uma ferramenta de gestão de pessoas. Nesse sentido, o objetivo é fornecer para os gestores uma avaliação da atuação de cada um da equipe.

Em outras palavras, consiste em identificar, diagnosticar e analisar os resultados e comportamento dos funcionários dentro de um certo período. Na verdade, é crucial ter esses dados para a tomada de decisão, como adequar a equipe.

Alguns critérios são levados em conta. Por exemplo, postura, conhecimento sobre o trabalho, relacionamento interpessoal e outros que o RH julgar essenciais.

Quais são seus benefícios?

1. Colocação profissional correta

Conforme o desempenho, é possível identificar se o profissional está atuando na função ideal. Ou seja, se suas competências estão sendo usadas de maneira correta em prol do crescimento da empresa.

A partir disso, será possível realocar a pessoa ou então programar treinamentos para que ela se enquadre e apresente os resultados que se espera. Na visão do colaborador, é uma chance de crescimento muito boa.

2. Fortalecimento da cultura

Sabemos que a cultura é crucial para a imagem e o sucesso de uma empresa. Mesmo que o profissional seja muito capacitado, pode acontecer de ter dificuldades para atuar conforme os valores, a visão e a missão da empresa.

É essa atenção dada que torna possível descobrir, reter talentos e aumentar o índice de promoção interna. E, ainda, evitar possíveis conflitos.

3. Feedbacks mais precisos

O feedback é o retorno que o gestor dá a sua equipe. Embora represente uma grande chance de crescimento para o profissional, são muitos que não aceitam o que o superior fornece como contribuição.

Dessa maneira, a performance review entra como um suporte para analisar os resultados do grupo e uma forma de dar legitimidade ao gestor. Isso contribui para diminuir conflitos e direcionar os treinamentos.

4. Bonificação mais justa

Os aumentos de salários e a bonificação diante de bons resultados costumam ser fonte de conflitos. Isso pois todos se acham dignos desse reconhecimento. O gestor sempre fica numa saia justa, mesmo quando age de forma correta.

Assim como o feedback, as bonificações ganham maior sustentação com a revisão de desempenho. Com o diagnóstico em mãos, o gerente consegue distribuir os benefícios de forma justa entre aqueles que tiveram desempenho superior.

Mesmo com tantas vantagens em usar a performance review, é preciso estar atento para a forma como o líder comunica com sua equipe durante a transmissão da análise. Uma comunicação ruim pode colocar em xeque essa ferramenta tão poderosa.

Se você quer melhorar sua comunicação ou aprender mais sobre performance review e gestão de recursos humanos, assine nossa news. Temos o melhor conteúdo para quem quer uma empresa de sucesso.

Converse com a MAPA!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados