fbpx

Processos internos de contratação: como fazer de maneira mais eficiente?

Segundo Chiavenato (1999), “lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem sucedidas”.

Sendo assim, um bom processo de contratação deve ser planejado e estruturado para garantir a eficácia na escolha do profissional.

Os colaboradores são os grandes responsáveis para que a empresa tenha sucesso, e por isso surge o grande desafio que é selecionar a pessoa certa — em menos tempo — para o cargo mais adequado. Como todo processo seletivo possui um custo, a contratação bem feita é fundamental.

Veja também: Teste de personalidade para contratação temporária

Importância dos processos internos de contratação

Os processos internos de contratação desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Eles são responsáveis por trazer novos talentos para a organização e garantir que os candidatos certos sejam selecionados para preencher as vagas disponíveis. Além disso, os processos de contratação eficazes podem ajudar a criar uma cultura de excelência e contribuir para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Uma das principais razões para a importância dos processos internos de contratação é a garantia de que a empresa está trazendo os candidatos mais qualificados e adequados para cada posição. Isso envolve a definição clara dos requisitos e competências necessários para o cargo, a divulgação adequada da vaga, a triagem criteriosa dos currículos recebidos e a realização de entrevistas e avaliações que permitam uma avaliação completa dos candidatos.

Vantagens

Além disso, os processos internos de contratação ajudam a criar uma experiência positiva tanto para os candidatos quanto para a empresa. Ao ter um processo estruturado e transparente, os candidatos têm a oportunidade de compreender melhor as expectativas da empresa e se preparar adequadamente para as etapas de seleção. Isso contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa no mercado de trabalho e facilita a atração de talentos.

Outra vantagem dos processos internos de contratação é a possibilidade de identificar talentos internos e promover o crescimento interno na organização. Ao ter um olhar atento para os talentos já presentes na empresa, é possível desenvolver programas de sucessão e planejamento de carreira que permitam a progressão dos colaboradores e o preenchimento de vagas com profissionais que já conhecem a cultura organizacional e possuem um histórico de desempenho.

Além disso, os processos internos de contratação contribuem para a construção de uma equipe diversificada e inclusiva. Ao adotar práticas de recrutamento e seleção que valorizam a igualdade de oportunidades e promovem a diversidade, a empresa pode aumentar a representatividade de diferentes grupos dentro da organização, o que traz benefícios significativos, como uma maior variedade de perspectivas, inovação e criatividade.

Por fim, os processos internos de contratação também são importantes para garantir a conformidade legal e ética. Eles devem estar alinhados com as leis trabalhistas e as políticas internas da empresa, evitando qualquer forma de discriminação ou práticas inadequadas durante o processo de seleção.

E você? Quer saber como fazer processos internos de contratação? Então confira nesse texto as etapas do processo de contratação!

Confira: Como ir além da análise de perfil comportamental na hora da contratação

Planejamento

Antes de tudo, é necessário fazer o levantamento do perfil. Deve-se estabelecer qual o cargo e suas principais responsabilidades e desafios, qual será a remuneração além dos conhecimentos técnicos, habilidades e características comportamentais.

Dessa maneira, fica mais plausível escolher o profissional que mais se aproxima do perfil desejado. Conjuntamente, verifique qual será o provável tempo médio de duração de todo o processo e estabeleça quais serão as fases, a fim de compreender quanto tempo vai demorar para fechar a vaga.

Dessa maneira, o gestor solicitante poderá se preparar melhor para receber o novo profissional. Defina também se o recrutamento será interno ou externo. Veja a diferença entre eles:

  • interno: com os próprios colaboradores da empresa. No geral, é mais rápido e econômico. Nesse sentido, estimula o desenvolvimento de todos, entretanto, pode acabar gerando uma frustração nos profissionais que não foram aprovados;
  • externo: é aquele com pessoas externas. Traz novas ideias e talentos para a organização, porém pode levar mais tempo. Pode também desmotivar aqueles funcionários que esperam por uma oportunidade interna.

Anúncio da vaga

Trata-se da divulgação da oportunidade nos meios de comunicação do negócio. Lembre-se de que quanto mais completo e elaborado for o anúncio, maior será o número de profissionais interessados.

Organize a descrição da vaga com as informações relevantes, como os pré-requisitos, horário e local de trabalho, dentre outros. Após isso, defina em quais canais você vai anunciá-la. Os meios mais comuns são:

  • sites de emprego;
  • sessão “trabalhe conosco” no site da empresa;
  • redes sociais;
  • consultorias de RH.

Triagem dos currículos

É a primeira parte eliminatória. A triagem serve como um “filtro” para selecionar ou descartar os currículos recebidos. Separe aqueles que são os mais relevantes de acordo com as necessidades da vaga nos processos internos de contratação.

Entenda quais são as etapas de um processo seletivo

A entrevista para contratação eficiente

Separados os candidatos, entre em contato (pode ser por e-mail ou telefone) e agende a conversa.

Na verdade, existem vários métodos de entrevistas, como as dinâmicas de grupo e as entrevistas por competências, portanto, escolha a melhor para a sua realidade. Utilize perguntas estratégicas para avaliar as diferentes habilidades e comportamentos dos participantes.

Aplicação de testes

Para uma melhor seleção, aplicar testes é fundamental. Eles podem ser de conhecimento específico (conhecimentos de informática, línguas, raciocínio lógico, etc) ou psicológicos.

Os testes psicológicos são de suma importância para que se tenha maior assertividade na hora de escolher o melhor candidato. Alguns deles conseguem produzir respostas consistentes da avaliação da personalidade.

Com isso, eles apoiam a tomada de decisão da melhor pessoa, assim como avaliam comportamentos associados às competências exigidas.

Fechamento da contratação

Por fim, finalize o processo considerando todo o conjunto de resultados, escolha dentre todos o mais adequado ao perfil e informe a aprovação ao candidato.

Não se esqueça de responder a todos que se interessaram pela proposta! Envie o retorno negativo em respeito à pessoa que empregou seu tempo e energia para o processo.

Prepare também a contratação: solicite a documentação necessária, o exame admissional e informe a data de início do profissional.

Vale ressaltar que os processos internos de contratação devem ser bem breves. Dessa maneira, há maiores oportunidades de não perder os profissionais no período.

Muitas empresas criam 5 ou 6 etapas, ou até mesmo demoram entre uma etapa e outra. Os candidatos podem se desmotivar e acabar desistindo — ou conseguindo um outro emprego.

Por fim, gostou do artigo? Então, baixe agora nosso e-book sobre otimização do processo de seleção dos funcionários e tenha acesso a um conteúdo ainda mais aprofundado!

Fale conosco!

Equipe MAPA

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores. E, assim, serem mais assertivas em seus processos de RH. Somos especialistas em: -> Teste de Personalidade -> Teste para Liderança -> Teste de Cultura -> Segurança e Prevenção de Acidentes -> Saúde Emocional -> Área operacional

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)