fbpx

Recrutamento interno: o talento pode já estar na sua empresa

A administração moderna possui processos de gestão de pessoas que reduzem custos, aumentam a motivação dos colaboradores, retém talentos, entre outros benefícios. Uma das ferramentas que soma todas essas vantagens é o recrutamento interno, uma atividade que permite aplicar o processo de seleção, primeiramente, aos funcionários da companhia que se candidatarem a alguma posição.

As empresas podem aplicar recrutamento externo, interno e misto (que mescla os dois tipos). Independentemente do modelo escolhido, é preciso que o processo seja implantado com profissionalismo, planejamento e ações para administrar possíveis expectativas que a seleção possa vir a despertar.

O simples fato de uma pessoa ser admitida em um processo de recrutamento interno não é garantia de que ela irá render como na posição anterior, nem que vá alcançar os mesmos resultados extraordinários. É necessária a predisposição da empresa e do colaborador para que o sucesso seja alcançado também na nova posição. Confira a seguir 4 benefícios da implantação do recrutamento interno!

O colaborador conhece a cultura da empresa

Um dos principais diferenciais do recrutamento interno é o fato de o funcionário já estar inserido na cultura da empresa, conhecer seus processos, o seu ritmo, as áreas e seus responsáveis. Nesse caso, os dois saem ganhando: a empresa economiza com ações de integração e o colaborador passa a conhecer a companhia com mais profundidade ainda, mudando de área ou, se não mudar, obtendo acesso a outras informações. Dessa forma, o tempo de adaptação é bem mais curto.

A fidelidade à empresa é incentivada

Possibilitar que os funcionários cresçam dentro da própria empresa e circulem entre áreas distintas os incentiva a fazer carreira na organização. Em um mundo de superficialidades, conquistar colaboradores fiéis ao propósito do seu negócio é quase uma raridade. Um benefício é que os colaboradores já conhecem os valores da companhia e se identificam com eles.

O processo é mais rápido e econômico

É preciso que se aplique um processo formal de recrutamento e seleção para que a legitimidade não seja posta à prova. No entanto, não são necessários gastos com divulgação externa da vaga, contratação de fornecedor para realizar a seleção e investimentos com admissão de funcionário novo. Além disso, é possível agilizar todas as etapas, uma vez que o colaborador está à disposição e, quanto antes for remanejado, mais cedo mostrará resultados na nova área ou cargo.

As chances de contratar a pessoa certa aumentam

A possibilidade de consultar avaliações de desempenho e buscar referências dentro de casa ampliam as chances de contratar a pessoa certa para a vaga certa. Na maioria das vezes, o remanejamento interno é um reconhecimento ao trabalho e talento demonstrados até o momento e que podem ser ainda mais desenvolvidos.

Enfim, muitas são as vantagens de realizar o recrutamento interno. É preciso avaliar se a empresa está preparada para esse tipo de seleção, se há ações para administrar as expectativas dos funcionários que não passarem em processos internos e precisarem continuar motivados e de gestores que virem colaboradores de suas áreas migrando para outras.

Você já recrutou ou planeja recrutar colaboradores internamente em sua empresa? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros profissionais a fazer uma gestão de pessoas mais eficiente!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados