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Como usar as redes sociais na Gestão de Pessoas?

As redes sociais são consideradas por muitas empresas como uma grande fonte de distração para a equipe e, por isso, são abolidas do ambiente de trabalho. No entanto, com o passar do tempo, as organizações mais visionárias têm percebido o potencial das redes sociais na gestão de pessoas.

Quer entender como utilizá-las e quais benefícios elas podem trazer para os resultados de sua empresa? Continue a leitura e confira!

Redes sociais na gestão de pessoas

Fazer uso das redes sociais não traz somente benefícios em relação à divulgação da marca. A gestão de pessoas também colhe os frutos do bom uso dessa ferramenta.

Como você verá a seguir, é possível divulgar vagas, promover interação entre a equipe, obter feedback sobre a gestão, engajar os colaboradores e divulgar informações de uma maneira simples e prática

Veja as 5 principais funções das redes sociais na gestão de pessoas:

Divulgar vagas

Apesar da existência de sites especializados na divulgação de vagas, a maioria dos talentos está inserida nas redes sociais, sendo essa a sua principal fonte de informações, diariamente. Assim, tais mídias são um meio eficiente de atrair talentos para a sua empresa.

Crie uma página da empresa nas redes sociais, elabore anúncios atrativos, divulgue em locais e horários estratégicos, mensure a receptividade de cada plataforma e analise os candidatos com suas atividades na rede. Esse é, sem dúvida, um recurso eficiente para captar candidatos adequados.

Promover interação entre a equipe

O fator comunicação também sofre uma influência positiva com o uso das redes sociais na gestão de pessoas.

Criar uma comunidade para que os colaboradores tenham um espaço para interagir dentro e fora do ambiente de trabalho permite que eles troquem informações, dicas e experiências, além de criar laços entre si, o que colabora para um clima organizacional mais harmonioso.

Lembrando que é importante o olhar atento de um moderador, para que a equipe não fuja do foco e passe a utilizar a rede somente para procrastinar.

Obter feedback sobre a gestão

Criar uma ouvidoria virtual é uma forma inteligente de coletar as opiniões dos colaboradores a respeito da empresa, seja em relação à gestão, aos processos ou mesmo à infraestrutura oferecida para a execução do trabalho.

Encorajar o feedback, anônimo ou não, faz com que sua gestão tenha um medidor eficiente e em tempo real sobre as reações da equipe acerca das ações que a empresa toma, o que ajuda na tomada de decisões.

Engajar os colaboradores

Não há dúvidas de que passar a aderir às redes sociais no local de trabalho ajuda a dinamizar as relações dentro da equipe, além de passar uma imagem mais humanizada da empresa. Isso motiva os colaboradores a buscarem melhores resultados, gerando um engajamento da equipe com a empresa.

Divulgar informações

Não há forma melhor de divulgar notícias, recados e informações importantes do que centralizá-las em um local estratégico, não é verdade? Dito isso, que lugar é mais acessado pelos membros de uma empresa do que a internet?

Pois bem, fazer da página virtual uma central de notícias relacionadas à empresa é uma ideia interessante e que pode funcionar muito bem, mesmo que a empresa não esteja concentrada em um único polo.

Divulgue suas notícias, permita a discussão e o esclarecimento de dúvidas online. Isso certamente ajudará a eliminar ruídos de comunicação, deixará a equipe melhor informada e, certamente, vai otimizar a gestão de pessoas de sua empresa.

E então, o que achou do uso das redes sociais na gestão de pessoas? Pretende aderir a essa ferramenta? Conta pra gente aqui nos comentários!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

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