fbpx

Segurança e prevenção de acidentes

Cuidar da segurança e da prevenção de acidentes no trabalho é um ponto de interesse para as empresas. Isso porque eles podem gerar custos graves na vida do acidentado. Da mesma forma como consequências para o negócio.

Tendo em vista esse cuidado, as Normas Regulamentadoras (NR) foram criadas. A princípio, elas consistem em algumas obrigações mútuas. O objetivo é garantir um trabalho seguro e sadio, ao prevenir doenças e acidentes de trabalho.

As NRs procuram abranger os principais aspectos que impactam a atividade. Nesse sentido, elas regulamentam desde o uso de EPIs até o processo de avaliação psicossocial.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Prevenção de acidentes na empresa

Para garantir à equipe mais segurança e prevenção de acidentes, diversos os aspectos precisam de atenção.

A análise da atividade, por exemplo, nos fornece informações sobre o trabalho real. Ou seja, aquele que está em vigência na prática e diz sobre o trabalho diário . Esse conteúdo é útil para entender todos os aspectos que podem impactar o trabalho. Sendo eles positivos ou negativos.

Esses aspectos incluem o processo de comunicação. Quais regras é preciso seguir? Como elas funcionam na prática? Além disso, quais são os procedimentos não oficiais que as equipes seguem? Como se relacionam entre si as pessoas de um mesmo setor?

Riscos por meio de dados

A avaliação individual nos permite considerar as competências dentro de um contexto. Bem como os indicadores de risco de acidente. Com o resultado da MAPA, é possível ver as características que podem prevenir ou contribuir para acidentes de trabalho.

Esses indicadores dizem respeito aos acidentes causados por um comportamento precipitado, por exemplo. Esses são os principais motivos de falha humana.

Dito isso, as questões que a MAPA aborda podem ser usadas de forma a atrelar os dados internos da empresa aos indicadores e às dimensões. Assim, é possível perceber não somente os fatores de risco para aquele contexto e setor. Mas também quais as características que funcionam como fatores protetivos.

Além disso, verifica-se estratégias de enfrentamento. Elas permitem às pessoas lidar com as adversidades do trabalho e se proteger do risco.

Os dados obtidos através das avaliações de risco podem servir de auxílio para a Metodologia de Avaliação Psicossocial para as NRs. Nesse sentido, contribuem para uma avaliação mais completa e de qualidade. Os dados também fornecem informações que a empresa poderá usar para formular e elaborar projetos de segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre prevenção de acidentes? Somos experts em entender pessoas por meio de ciência e dados.

Podemos ajudar você e a sua empresa!

Então, fale com a gente!

Mariana Cabral

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados