O sono é uma das necessidades básicas da vida e possui uma função essencial para a saúde. A princípio, o sono melhora do humor, mantém um bom ritmo biológico e também a recupera energia do corpo.
Sono de qualidade
Além disso, um sono de qualidade possui diversas funções para o nosso corpo. Por exemplo, ajuda a manter a memória, os sistemas imunológico, cardiológico, metabólico e também da homeostase. Cada pessoa precisa de um tempo de sono diferente para satisfazer a necessidade biológica. E o sono ideal é aquele que despertamos sem precisar de nenhum estímulo externo. Por exemplo, o auxílio do despertador.
Consequências de uma noite de sono ruim
Frente à pandemia, ter uma noite de sono de qualidade se torna ainda mais essencial. Esse momento de crise pode gerar vários sentimentos. Um exemplo é o medo, que é o pior sentimento para o sono. Como consequência, ele pode causar uma péssima noite. Uma noite mal dormida provoca:
- cansaço no dia seguinte
- queda no rendimento
- sonolência
- ansiedade
- lentidão de raciocínio
- dificuldade de acumular conhecimentos
- alterações do humor
- comprometimento de criatividade, atenção, memória e equilíbrio.
Nesse sentido, podemos dizer que dormir é um ato natural. E se o sono não aparece de forma natural ou aparece em um momento errado, é preciso reorganizar-se para que se torne de qualidade. Nesse caso, o ideal é realizar a higiene do sono, que é um método para ajudar pessoas com insônia leve a moderada.
Dicas para manter sono de qualidade
- A princípio, estabeleça um horário para dormir.
- Evite a luz artificial. Sinalize para o cérebro que está chegando a hora de dormir, cerca de duas horas antes do horário. Ajudará seu cérebro a produzir o hormônio melatonina, informando ao corpo que está no momento de descansar.
- Igualmente, escolha alimentos leves durante a noite. Os alimentos muito pesados provocam uma digestão mais difícil. Então, evitar o consumo deles impossibilita a insônia ou um sono de baixa qualidade.
- Evitar o consumo de alimentos estimulantes. Os alimentos com cafeína são estimulantes e nos mantêm ligados por muito temp. Por exemplo, café, refrigerante, alguns chás e até mesmo chocolate.
Outras coisas que é possível evitar
- Evite pensar em problemas. Crie um ritual que o ajude a relaxar. Fazer a leitura de um livro que traga paz, ouvir uma música suave, não deixando com que as preocupações tomem conta da sua mente.
- Evite o uso dos equipamentos eletrônicos. A princípio, a luz emitida pelas telas dos equipamentos, seja dos computadores, celulares ou tablets dificultam a liberação da melatonina.
- Encontre um ambiente adequado e confortável. Para isso, é necessário que o ambiente esteja escuro, silencioso e com uma temperatura legal.
- Faça atividade física, mas encontre a hora certa. Então, observe qual o melhor horário para realizar atividades físicas. Para algumas pessoas realizar os exercícios no período da noite não atrapalha dormir. Inclusive, auxilia a ter uma melhor noite de sono. Porém, para outras pessoas, se torna um problema.
- Evite passar o dia realizando tarefas na cama. Por isso, não vale a pena usar a cama para ver filmes, ler livros, trabalhar, comer o cérebro não irá associar a cama ao sono. Caso seja possível, reserve a cama apenas para dormir.
Por fim, lembre-se sempre de respeitar o seu tempo de sono e as necessidades do seu corpo.
Então, se precisar de ajuda para cuidar da saúde emocional, conte com a MAPA. Fale agora mesmo com um especialista!