fbpx

Tendências de Capital Humano para ficar de olho

O setor de recursos humanos está sempre se reinventado. Isso ocorre porque a área acompanha a evolução das pessoas e da sociedade em que elas estão inseridas. De tal modo, acompanhar as tendências de capital humano é algo tido como fundamental para os profissionais desse setor.

Assim sendo, este post tem o objetivo de reunir uma série de tendências sobre o capital humano que você precisa ficar de olho nos próximos meses. E, assim, conquistar mais resultados positivos.

Transformação digital

A geração Y e a geração Z são os nativos digitais. Isso quer dizer que essas pessoas já nasceram em meio à revolução tecnológica que transformou a nossa sociedade.

A transformação digital norteou mudanças nos métodos de trabalho. Hoje em dia, em muitos casos, não é necessário que os profissionais ocupem os espaços físicos das empresas. Muitos freelancers ou empregados formais podem trabalhar em suas próprias casas ou no local em que preferirem.

Para o setor de recursos humanos, isso é um desafio, pois é necessário fazer a gestão dessas pessoas mesmo que a distância. Manter a cultura organizacional, emitir comunicados, esclarecer dúvidas sobre os processos da empresa, fazer entrevistas de emprego, entre outras atividades de RH, devem ser feitas da mesma forma como ocorre quando os colaboradores ocupam o espaço físico da empresa.

Com a transformação digital, o papel do departamento de RH também será reescrito, sendo importante que novas ferramentas tecnológicas sejam incorporadas aos processos de R&S e T&D.

Ecossistema da força de trabalho

Quando alguém planta uma árvore sabe que ela se desenvolverá de acordo com as condições do meio em que se encontra. Por exemplo, o tipo de solo, clima da região etc. O mesmo acontece no ambiente de trabalho com o conceito de ecossistema da força de trabalho.

O ecossistema da força de trabalho parte da ideia de que as empresas devem criar esforços para desenvolver um ambiente que seja propício para o desenvolvimento pleno de sua equipe.

Para isso, é preciso ter uma nova visão sobre as necessidades humanas. Deve-se buscar saber o que as pessoas fazem para se satisfazerem na contemporaneidade e agradar os seus colaboradores.

Propósito no ambiente de trabalho

Qual é o propósito das pessoas no ambiente de trabalho? Se antes elas trabalhavam apenas para se sustentar, hoje em dia, isso não é uma realidade. A satisfação pessoal nunca esteve tão em alta, sendo que o propósito no ambiente de trabalho precisa ser voltado para a aquisição de talentos e as experiências holísticas dos funcionários, como a inteligência emocional.

O trabalho em equipe, a gestão de apoio, os ambientes de trabalho positivos, as oportunidades de crescimento e a confiança na liderança são exemplos de ações que fazem parte de se ter um propósito no ambiente de trabalho.

Essas são algumas das principais tendências de capital humano. Para que você possa desenvolver um melhor trabalho em sua empresa e consiga seguir a todas essas novidades, convém estudar e se preparar para executar as suas funções com maestria.

Por fim, uma dica para estar sempre bem informado é assinar a nossa newsletter. Assim, sempre enviaremos as nossas dicas para o seu e-mail.

Converse com a gente!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados