Não é novidade que as ferramentas digitais influenciam e moldam a maneira como nós vivemos, nos comunicamos e trabalhamos. A princípio, a transformação digital gera grandes e diversas mudanças em todos os âmbitos de nossas vidas.
O momento que estamos vivenciando com a pandemia do Covid-19 impulsionou o movimento da transformação digital. Ele veio de maneira acelerada em todos os setores. Inclusive, tornou-se em áreas que até então não contavam com essa inovação.
O que é a transformação digital?
A transformação digital é como se fosse a 4º revolução industrial. Isso quer dizer que parte da integração, otimização e alteração de processos operacionais se dá por meio do uso de uma série de novas tecnologias, em todos os setores de uma empresa. Nesse sentido, é uma mudança estrutural e cultural, ou seja, vai muito além do que apenas implantar a utilização de ferramentas e softwares nos processos.
Em outras palavras, a transformação digital repensa a cadeia de valores da empresa. Isso porque para atender uma demanda atual, é preciso reconsiderar fatores ligados a pessoas e processos.
Então, é claro que essa não é uma mudança fácil e simples. A transformação digital proporciona uma mudança estrutural na empresa e na maneira como os líderes e colaboradores atuam e pensam.
De acordo com uma pesquisa realizada sobre O Impacto da Transformação Digital na Gestão de Pessoas, a área de TI passa a ter um papel crucial. Ela se torna responsável por garantir melhores resultados, não apenas no que diz respeito à gestão e implementação de software e hardware. Mas no que diz respeito à melhoria na experiência do cliente, otimização de processos, criação de novos produtos e serviços, apoio às demais áreas de negócio para tomadas de decisões estratégicas e criação de novos produtos.
Na verdade, o que conduz a transformação digital é o uso de metodologias ágeis. Essa agilidade deve estar presente em toda a empresa e seus processos, de forma a repensar os modelos de comunicação e fortalecer a colaboração e ciclos de aprendizagem de todas as pessoas.
Como o MAPA pode te ajudar a dar início a essa mudança dentro da sua empresa?
Essa transformação chegou para mudar a atuação da empresa como um todo. Sabendo disso, podemos observar essa mudança a partir do Setor de Recursos Humanos e do processo seletivo, desde a triagem do currículo até a entrevista de contratação.
E é diante da necessidade de entender pessoas e elaborar estratégias através de ciência e dados que a MAPA se apresenta:
Uma avaliação psicológica de personalidade desenvolvida para ser um competente instrumento de gestão de pessoas. Isso porque os construtos escolhidos para compor o MAPA têm como base características necessárias para funções específicas dentro das empresas.
Quais são os diferenciais do MAPA?
1. O Mapa conta com uma amostra 100% brasileira
O teste foi feito no Brasil, assim, adequa-se à nossa realidade cultural e organizacional.
2. É aprovado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia)
Existem estudos de validade e precisão por trás do embasamento teórico do teste, o que configura a sua cientificidade e confiabilidade dos resultados apresentados.
3. Indicadores específicos para avaliação de riscos
O MAPA possui escalas que verificam a disposição da pessoa para se envolver em situações de risco. Assim, apresenta cinco estudos de validação e dois estudos de precisão, configurando a sua cientificidade.
4. É uma ferramenta on-line com sistema de gestão próprio
Ou seja, a plataforma é 100% online. Armazena os testes na Nuvem, oferece backup constante e evita a perda de informações.
5. Certificação Online
Além disso, a capacitação na ferramenta do MAPA também pode se dar a partir de encontros online. Por ser uma ferramenta estruturada por meio de uma Escala de Autorrelato, é possível a automação do processo de análise da avaliação.
Isso quer dizer que enviamos o teste para o candidato, que o recebe em seu e-mail e pode respondê-lo no conforto da sua casa. Sendo assim, é possível abrir mão de horas de deslocamento até a empresa para realizar essa e outras etapas do processo seletivo. Após a finalização do questionário, o recrutador consegue visualizar ou baixar o relatório dentro do sistema.
Assim, o uso do MAPA pode auxiliar e otimizar os processos de seleção. Além disso, no que diz respeito ao plano de desenvolvimento individual e análise do perfil de grupo dos colaboradores internos.
Isso porque, atualmente, além do sistema padrão, possuímos um novo sistema chamado DashBoard. A partir dele, é possível visualizar resultados individuais e grupais de maneira dinâmica e automatizada. Da mesma forma, podemos comparar o resultado de diferentes colaboradores e líderes entre eles, de acordo com aquilo que é essencial para cada vaga e perfil.
O que é necessário para promover essa transformação?
Para isso, é essencial o papel do líder dentro da empresa. Afinal, essa transformação não diz respeito apenas à inclusão de ferramentas no dia a dia da organização. Estamos falando de uma mudança cultural, a partir da qual é necessário ter-se claro e qual o objetivo da empresa. A liderança precisa se alinhar com o que a empresa está disposta a colocar em prática, integrando às pessoas e seus objetivos.
Ketty Sanches, cofundadora da Unbox RH, em um podcast para o RHlab Talks (confira o episódio aqui) pontua que a meta da empresa não deve ser apenas econômica. Mas, sim, almejar algo maior, proporcionando às pessoas uma noção de sentido. Além disso, buscando o seu apoio e valorização, em prol do crescimento da organização e da equipe como um todo.
Uma empresa com os ideais bem definidos amplia a visão, apoia o time no processo de tomada de decisão. Assim, passa a oferecer a todos produtos e serviços exclusivos, proporcionando uma sensação de “ir além do esperado”.
Com essas dicas, é possível perceber a necessidade da transformação digital nas empresas e como dar os primeiros passos!