fbpx
Search
Close this search box.

Por que implantar uma cultura Data Driven na sua empresa?

A expansão da tecnologia trouxe o termo Data Driven à tona em todos os setores. A princípio, esse conceito se refere ao alto volume de dados que podemos usar para orientar uma tarefa ou decisão.

Em outras palavras, podemos dizer que o uso das informações como referência dão uma clareza muito maior quanto aos cenários atuais. Além disso, fornecem ótimos insights.

Neste post, vamos falar sobre a cultura apoiada em Data Driven. Por que vale a pena implantá-la na sua empresa? Confira!

O que é uma cultura Data Driven?

A cultura Data Driven se refere à tomada de decisões em uma empresa com base em dados, por todos os setores. O planejamento e as mudanças sempre são baseadas em dados. Eles são colhidos de diversas fontes, sem levar em conta achismos ou informações soltas.

Se antes os gestores direcionavam suas decisões com base na intuição, a cultura Data Driven dá uma base muito mais segura. Somando-se a isso, aumenta o índice de acerto.

Quais são os benefícios da Data Driven na empresa?

A implantação de uma cultura  que se baseie nos dados para realizar mudanças e estruturar tarefas pode trazer grandes benefícios para a empresa. Então, conheça os principais.

Melhora na tomada de decisões

Quando os dados são parte da cultura e norteiam as decisões da empresa, os gestores sabem  o que deve ser feito para manter ou aumentar os lucros. Assim, é possível manter a competitividade da empresa e alocar os recursos de maneira correta. Que tal apostar em ações que tragam bons resultados?

Redução de custos

Decisões erradas e contratações ruins geram custos para a empresa. Muitas vezes, elas só percebem o erro quando arcam com as consequências. Uma cultura Data Driven prevê insumos para o RH realizar as tarefas de gestão de pessoas sabendo qual caminho seguir.

Essa facilidade leva a direcionamentos com alto índice de acerto. Isso diminui os custos provocados por erros e aumenta as margens de produção e de faturamento.

Aumento da adaptabilidade

Vivemos um mercado dinâmico, com mudanças constantes. Pode ser difícil acompanhar todas essas tendências, embora seja preciso. Pensando nisso, a falta de agilidade pode trazer estagnação e perda de espaço para a concorrência.

Com dados que indiquem as tendências do mercado, a empresa consegue se preparar para essas mudanças. Além disso, pode fazer as alterações necessárias para que se mantenha sempre à frente e consiga acompanhar os novos processos que surgirem.

Promoção do engajamento da equipe

A princípio, a obtenção de dados ajuda a entender o que promove o engajamento dos colaboradores, obtendo insights de ações que podem ser aplicadas para oferecer condições de trabalho que estimulem os profissionais.

Essas informações ajudam a entender quais treinamentos preencherão as lacunas de conhecimento dos funcionários. Da mesma forma, quais serão os melhores benefícios, os métodos de trabalho capazes de despertar a curiosidade dos colaboradores, entre outras estratégias.

O desenvolvimento de uma cultura Data Driven depende não só da intenção da empresa em mudar o seu posicionamento e criar uma postura favorável às inovações. Contudo, depende de ferramentas que auxiliem nesse processo. Tais instrumentos devem ser capazes de coletar esses dados e organizá-los. Assim, os responsáveis podem interpretar essas informações e aplicá-las da melhor maneira.

Por fim, conte com a MAPA para ajudar nesse processo e fazer a transição da cultura atual para uma Data Driven. Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Equipe MAPA

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores. E, assim, serem mais assertivas em seus processos de RH. Somos especialistas em: -> Teste de Personalidade -> Teste para Liderança -> Teste de Cultura -> Segurança e Prevenção de Acidentes -> Saúde Emocional -> Área operacional

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)