Blog Mapa > Por que implementar uma cultura Data Driven na sua empresa?

Por que implementar uma cultura Data Driven na sua empresa?

3/12/2019
Clock Leitura: 4 minutos
Por que implementar uma cultura Data Driven na sua empresa?

A expansão da tecnologia trouxe o termo Data Driven à tona em todos os setores. Esse conceito faz referência ao alto volume de dados armazenados que podem ser usados para orientar uma atividade ou decisão.

O uso das informações como referência dão uma clareza muito maior quanto aos cenários atuais, fornecendo insights poderosos.

Neste post, vamos falar sobre a cultura corporativa apoiada em Data Driven e porque vale a pena implementá-la na sua empresa. Confira!

O que é uma cultura Data Driven?

A cultura Data Driven está relacionada à tomada de decisões em uma empresa com base em dados, por todos os setores. O planejamento e as mudanças sempre são baseadas em dados, colhidos de diversas fontes, independentemente de achismos ou de informações soltas.

Se antes os gestores direcionavam suas decisões com base nas experiências e intuição, a cultura Data Driven dá uma base muito mais segura para essas definições, aumentando o índice de acerto.

Quais são os benefícios de uma cultura Data Driven na empresa?

A implantação de uma cultura organizacional que se baseie nos dados para realizar mudanças e estruturar atividades pode trazer grandes benefícios para a empresa. Conheça os principais.

Melhora na tomada de decisões

Quando os dados são parte da cultura e norteiam as decisões da organização, os gestores sabem exatamente o que deve ser feito para manter ou aumentar os lucros. Assim, é possível manter a competitividade da empresa e alocar os recursos de maneira correta, em ações que tragam resultados relevantes.

Redução de custos

Decisões equivocadas e contratações erradas geram custos para a empresa, que só percebem o erro quando arcam com as consequências. Uma cultura Data Driven prevê insumos para o RH realizar as atividades de gestão de pessoas sabendo exatamente qual caminho seguir.

Essa facilidade leva a direcionamentos com alto índice de acerto, diminuindo os custos provocados por erros e aumentando as margens de produtividade e de faturamento.

Aumento da adaptabilidade

Vivemos um mercado dinâmico, com mudanças constantes. Pode ser difícil acompanhar todas essas tendências, embora seja necessário ― a falta de agilidade pode trazer estagnação e perda de espaço para a concorrência.

Com dados que indiquem as tendências do mercado, a empresa consegue se preparar para essas mudanças, fazendo as alterações necessárias para que se mantenha sempre à frente e consiga acompanhar os novos processos que surgirem.

Promoção do engajamento da equipe

A obtenção de dados ajuda a entender o que promove o engajamento dos colaboradores, obtendo insights de ações que podem ser aplicadas para oferecer condições de trabalho que estimulem os profissionais.

Essas informações ajudam a entender quais treinamentos preencherão as lacunas de conhecimento dos funcionários, os benefícios mais interessantes, os métodos de trabalho capazes de despertar a curiosidade e o envolvimento dos colaboradores, entre outras estratégias que podem ser aplicadas.

O desenvolvimento de uma cultura Data Driven depende não só da intenção da empresa em mudar o seu posicionamento e criar uma postura favorável às inovações. Ela depende de ferramentas que auxiliem nesse processo, capazes de coletar esses dados e organizá-los, para que os responsáveis possam fazer a interpretação dessas informações e aplicá-las da melhor maneira.

Conte com a MAPA Avaliações para ajudar nesse processo e fazer a transição da cultura organizacional atual para uma cultura Data Driven. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Avatar
Equipe MAPA
Receba nossa
newsletter



Ebook

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa
ACESSAR MATERIAL

Veja nossos últimos materiais

  • Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    LER E-BOOK
  • Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    LER E-BOOK
  • Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    LER E-BOOK

Junte-se a milhares de profissionais de RH
para receber conteúdos sobre ciência e dados

icone WhatsApp
Fale conosco via whatsapp