Mindfulness: o que é e quais são seus benefícios

O que é Mindfulness

Você já abriu a porta da geladeira e não sabia o que tinha ido buscar? Já esqueceu o nome de alguém que acabou de conhecer? Quando está no trabalho, fica pensando no que precisa fazer em casa e vice versa? Bom, você não está sozinho nessa. Grande parte das pessoas tem a atenção voltada para as tarefas futuras, e assim nos ausentamos do presente. No mundo contemporâneo em que a informação circula na velocidade da luz, estamos sempre ocupados e fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, sem necessariamente se atentar àquela tarefa, funcionando numa espécie de piloto automático. A intenção da prática de mindfulness é exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual. 

Assim, o mindfulness é definido como:

O que é Mindfulness?

Mindfulness é estado mental alcançado quando se foca a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais.

”. Assim é possível acolher e se conscientizar de cada pensamento, sensação e vivência no momento em que elas acontecem. 

 

Benefícios do mindfulness

Estudos mostram que a prática do mindfulness propicia melhora em diversos aspectos da vida pessoal e fisiológica pois ajuda na diminuição do estresse e ansiedade, combate a insônia, previne o envelhecimento cerebral, fortalece o sistema imunológico e também pode ser usado no tratamento da depressão. Assim como nos aspectos profissionais, contribuindo para a melhora da capacidade de concentração, desenvolve a inteligência emocional, melhora o relacionamento interpessoal, incentiva a criatividade, aumenta a resiliência,  potencializa a motivação e disciplina, aumento do foco e produtividade. Além disso, atua como mecanismo de prevenção contra a síndrome de burnout.

 

O mindfulness proporciona um melhor desempenho também no contexto organizacional, como afirma  Larissa Camargo, 34 anos, praticante da meditação e Yoga há 7 anos.

 

  • “ a Yoga e a meditação, ou mindfulness, me ajudam muito a ter foco, concentração e equilíbrio emocional. Especialmente quando retornei da licença maternidade, eu sentia muita falta da minha filha. Então, com a meditação, conseguia estar presente naquele momento no trabalho, focando nas minhas atividades para ter total concentração, e o contrário também, para quando estivesse com a família, focar neles e não ficar com outras preocupações. O grande benefício é viver o momento presente! ou seja, ter total atenção ao que faz neste momento, seja uma atividade física, do trabalho, brincar com os filhos, seja o que for, viva este momento em sua plenitude.” Larissa Camargo, Analista de Engenharia

 

O principal objetivo do mindfulness é fornecer um método para aprender a gerir emoções, reações, atitudes e pensamentos para lidar com situações que a vida nos apresenta. Através da prática da plena consciência, a meditação também se constitui como uma parte do processo de autoconhecimento e autogestão da mente e do corpo. Suas práticas ainda podem associar-se à outras atividades físicas e alimentação saudável como forma de alcançar um melhor desempenho e manter o corpo e mente saudáveis. Além desses e outros benefícios, esta prática pode levar a um nível elevado de concentração nas atividades de maneira que ao desempenhá-las, seja alcançado o êxito facilmente.

 

Como podemos nos beneficiar desta prática em momentos de crise?

À medida que lidamos com a crescente complexidade e incerteza do nosso mundo, vivenciando crises e momentos difíceis como o isolamento social e a pandemia do coronavírus, a atenção plena pode nos levar a respostas efetivas, resilientes e de baixo custo a problemas, além de auxiliar na prevenção de doenças psicossomáticas e na redução da ansiedade e depressão. Assim, reconhecer as emoções e sentimentos, acolhê-los e gerenciá-los pode ser a chave para recuperar o equilíbrio após situações críticas ou fora da normalidade, encontrar forças para persistir em nossos objetivos e ter confiança e positividade diante da vida, tornando nossa vivência mais gentil e leve consigo mesmo e com os demais.

Realizar algum tipo de atividade que nos convoca a vivenciar com mais consciência as situações da vida, eleva a capacidade de lidar melhor com as circunstâncias reais, permitindo que nosso organismo se prepare de maneira consciente e assertiva, sendo menos reativo e impulsivo diante de um acontecimento fora do comum. 

 

Mindfulness dentro das Organizações

No mundo corporativo, habilidades como a concentração, resiliência, adaptabilidade e inovação são muito valiosas. Assim, grandes corporações têm fomentado a prática de exercícios de atenção plena, como a meditação, mindfulness, yoga e exercícios físicos de forma geral, com o intuito de alcançar melhor desempenho e maior produtividade de seus colaboradores. Dessa forma, poderão alcançar maior competitividade comercial, aumentar os lucros e promover melhores condições para a qualidade de vida dos colaboradores.

 Larissa, que trabalha como Analista de Processos em uma grande empresa conta que seu desempenho no trabalho melhorou muito depois que iniciou a prática do mindfulness.

  • “Por diversas vezes recebo nos meus feedbacks pelos gestores e colegas de trabalho pontos positivos relacionados a esse controle emocional e concentração. Os benefícios na vida profissional são diversos prêmios que recebi internamente e também externamente. No ano passado, por exemplo, um projeto que desenvolvi com mais duas colegas de trabalho, ganhou o maior prêmio de qualidade do Brasil, competindo com diversas empresas e ficando em 1° lugar. Além disso, outro projeto que participei também foi premiado internamente e atualmente sou a P.O. (product owner) deste projeto de inovação.” Larissa, 34 anos

Conclusão

A saúde mental e física vêm recebendo muita atenção devido a grave crise econômica e de saúde pela qual estamos passando, por isso, as empresas e os colaboradores estão cada vez mais se adaptando às mudanças e buscando ações estratégicas para superar os desafios do mercado. Uma das estratégias de competitividade pode ser o incentivo ao cuidado da saúde dos seus colaboradores, proporcionar maior qualidade de vida é investir em saúde e assim garantir um retorno à empresa.

Fabiana Alves

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

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