fbpx

Estresse no ambiente de trabalho: como lidar com isso?

Existe uma maneira de manter-se focado durante todo o dia? É possível fazer tudo o que precisa ser feito e ainda ter energia sobrando depois do trabalho? Como manter a calma sob tantas demandas? O estresse no ambiente de trabalho pode ser evitado ou, pelo menos, diminuído, pois níveis muito altos adoecem. Então, preste atenção nessas dicas e previna-se, e saia dessa enquanto é tempo!

Aja em vez de reagir

Quando sentimos que as situações estão fora de nosso controle, nós sentimos o estresse. Quando esse hormônio é ativado, ele desgasta a confiança, a concentração e o bem-estar. Você deve identificar os aspectos da situação que você pode controlar. Normalmente, você está no controle apenas de suas ações e respostas, pois não consegue controlar as forças macro ou o tom de voz de outra pessoa, por exemplo. Preocupe-se com a sua parte, com os seus 50%. E tente deixar o resto de lado, simplesmente, porque não há como controlar.

Respire fundo

Se você está se sentindo sobrecarregado ou está saindo de uma reunião tensa e precisa clarear suas ideias, dedique-se a fazer uma respiração profunda. Com poucos minutos isso restaurará seu equilíbrio. Experimente inalar profundamente durante 5 segundos. Segure a respiração, por mais 5 segundos, e então expire na contagem igual, através do nariz. Se puder, recolha-se em um local onde possa fechar os olhos. Repita essa operação por alguns minutos e verá como isso alterará o seu ritmo.

Elimine as interrupções

Os bombardeios diários de e-mails, telefonemas, mensagens instantâneas e repentinas versus prazos urgentes, parecem conspirar para fazer os trabalhadores de hoje mais distraídos do que nunca! Você pode não ter nenhum controle sobre quem te interrompe, mas você pode controlar a sua resposta. Você tem três opções:

  • aceitar a interrupção;
  • cortar a interrupção;
  • diagnosticar a importância da interrupção e seguir um plano.

Muitas interrupções são recorrentes e podem ser antecipadas. Você precisa ter critérios predefinidos. Experimente treinar aqueles que o rodeiam, respondendo aos e-mails três vezes por dia, por exemplo. Isso não significa que você ignorará e-mails urgentes que chegarem, você trabalhará com o Outlook aberto, mas não precisa ficar consultando o tempo todo.

O mesmo deve ser feito com as mensagens instantâneas. Você não precisa ficar lendo tudo, toda hora que seu celular apitar. Você deverá ler conforme a sua conveniência, assim como as mensagens das redes sociais. Crie o seu tempo para responder essas mensagens, pois do contrário, você perde muita energia e concentração, desperdiçando o seu tempo.

Programe seu dia para ter energia e foco

Exceder a rotina de 8 h por dia, trabalhar de 10 a 12 h esperando obter uma maior produtividade tem consequências a médio e longo prazo. Ao contrário do que se pensa, mais horas de trabalho no dia não se traduzem em melhor produtividade. O que aumenta são os níveis de estresse e você acaba tendo muito pouca energia para si e sua família.

Se você possui uma rotina de muitas horas de trabalho, então tente agendar “quebras” durante o dia. Experimente caminhar, alongar em sua mesa ou fazer um exercício de respiração. Se mantiver concentração intensa por 90 minutos, faça uma pausa, um breve período de recuperação. Isso pode quebrar o acúmulo de estresse, revigorando-o para ter mais foco.

Coma direito e durma bem

Comer mal e pular refeições não fará você mais produtivo. Pelo contrário, minará o seu sistema defensivo, tornando-o mais suscetível a doenças. Considere rever seus hábitos alimentares. Coma alimentos com baixo teor de açúcar e nutra seu corpo com uma dieta de alta proteína. E se você não está dormindo bem, não está recebendo os efeitos rejuvenescedores do sono, que é um período de recuperação essencial para o corpo.

O estresse no ambiente de trabalho muitas vezes é autoimposto pelo próprio funcionário, que o considera um componente para manter-se alerta e produtivo. Mas o melhor é evitá-lo, pois a vida moderna já possui outros componentes muito estressantes e o do trabalho não precisa ser mais um!

O que achou do nosso post? Quais as suas dicas para evitar o estresse no ambiente de trabalho? Comente e compartilhe suas impressões conosco!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados