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Avaliações de desempenho: como identificar erros?

A gestão de pessoas e as avaliações de desempenho são uma das principais atividades de qualquer empresa. Por meio dela, é possível desenvolver uma equipe alinhada, além de criar uma marca forte. Mas você sabe quais erros devemos evitar?

Hoje, vamos ajudar você nessa tarefa. Descubra a seguir os principais erros nas avaliações de desempenho!

1. Deixar de se comunicar com a equipe

As empresas sempre têm em mente a importância de uma boa comunicação com os clientes finais e investem milhões  na prospecção de novos compradores. Porém, deixam de investir no diálogo com os clientes internos: sua própria equipe.

A falta de diálogo afeta diversas coisas dentro da empresa. Vai desde a qualidade dos produtos até a sinergia entre as equipes. Não é à toa que mais de 60% dos problemas e conflitos internos são devidos a isso.

Para melhorar a comunicação interna, deve-se começar pelo topo. Incentive todos os líderes precisam abraçar a causa. Além disso, aposte no uso das ferramentas ideais para incentivar a comunicação. Por exemplo, mural de recados, intranet etc.

2. Focar apenas nos números e resultados nas avaliações de desempenho

Toda empresa quer ser grande e lucrativa. Mas se o RH, nas suas avaliações de desempenho, focar apenas em números e resultados, não investirá em seu time e nunca estará satisfeito com os resultados. Os número são importantes, mas deve-se ter equilíbrio.

Por isso, para uma boa avaliação desempenho, é crucial buscar a satisfação dos colaboradores. Da mesma forma como investir no bem-estar e em uma cultura de inovação e criatividade. Tudo isso deixará deixar o clima mais leve e descontraído.

3. Definir metas impraticáveis nas avaliações de desempenho

Como uma bússola, as metas nas avaliações de desempenho contribuem para direcionar todos da equipe na busca pelos resultados. Contudo, muitos gestores ainda não sabem como criar metas realmente eficientes.

O modelo de meta mais indicado é o SMART. Ele leva em conta cinco características principais. De acordo com o modelo, as metas devem ser:

  • específicas (para que todos entendam);
  • mensuráveis (em números e percentuais);
  • alcançáveis (para a equipe);
  • relevantes (para a empresa);
  • temporais (com tempo bem definido);

Pense nas metas como um passo a passo na busca pelos objetivos maiores da empresa. Elas devem ser desafiadoras para a equipe. Porém, sempre alcançáveis; caso contrário, não terão a eficiência desejada.

4. Deixar de avaliar os profissionais adequadamente

Deixar de avaliar os profissionais adequadamente é um grande erro. Isso seja na seleção de pessoas ou no dia a dia do negócio. Isso costuma se justificar pela demora dos processos avaliativos tradicionais, que são bastante complexos.

Entretanto, hoje é possível contar com softwares modernos. Afinal, eles tornam a avaliação psicológica dos profissionais mais rápida e assertiva. Além disso, não é preciso ser um psicólogo para usá-los, como acontece nos modelos tradicionais.

Ao avaliar seu time ou candidatos à vaga, você terá uma base sólida para tomar decisões. Bem como contratar, desligar ou promover alguém. Então, não deixe de avaliar de forma correta a sua equipe.

Agora que você já conhece os principais erros de avaliações de desempenho e gestão de pessoas e sabe como evitá-los, aproveite tirar conosco suas dúvidas sobre o assunto.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então, converse com a gente!

O teste de personalidade MAPA, por exemplo, aprovado pelo CFP, permite às empresas o acesso a resultados mais eficientes.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

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