fbpx

Machine learning pode revolucionar o RH – entenda!

O processo de seleção é um dos grandes desafios do setor de recursos humanos de qualquer empresa. A princípio, escolher a pessoa ideal para a vaga garante ganhos de produtividade e menor turnover. Porém, com o avanço da tecnologia, uma solução surgiu para auxiliar o setor: o machine learning.

Quer conhecer melhor essa ferramenta que impactade forma positiva os processo de contratação? Então, continue a leitura!

O que é o machine learning?

O machine learning, ou aprendizagem de máquina, é uma tecnologia que analisa dados complexos em grande quantidade. A partir disso, os transforma em informações estratégicas de maneira rápida e automática.

Ele usa a inteligência artificial (IA) para perceber padrões de dados. E, assim, cria conexões de maneira inteligente para gerar respostas mais precisas para a tomada de decisões. Para tanto, as máquinas com IA são capazes de aprender e tomar decisões com base em dados passados.

Nesse sentido, permite a melhoria contínua dos resultados do machine learning e traz ao RH a geração de resultados mais confiáveis. Com isso, é possível tomar decisões mais precisas.

Por exemplo, há tecnologias no mercado que coletam informações, cruzam os dados e, ao final, produzem relatórios completos. Esses oferecem mais precisão aos processos de avaliação profissional.

O machine learning traça o perfil e mapeia o desenvolvimento de cada pessoa. Isso permite a otimização de processos e a tomada de decisões mais certeiras. Com isso, diminui o turnover, há maior produção, estímulo à equipe e geração resultados positivos para toda a empresa.

Como a equipe de RH pode usar essa tecnologia?

Localizar currículos

O machine learning facilita o processo de seleção dos CV dos profissionais que tenham o perfil da empresa. Isso porque a máquina coleta os dados dos candidatos, dos gestores e outros perfis para analisar as características que combinam com as vagas.

Isso garante que a empresa não perca seu tempo com pessoas erradas e otimiza o processo de seleção de novos colaboradores.

Acompanhar a evolução da equipe

Além de usar o machine learning para o recrutamento externo, a empresa também pode aplicá-lo para o interno. Para tanto, deve acompanhar a evolução da equipe para perceber quais estão aptos para a assumir novas funções.

Analisar tarefas

Além disso, o machine learning também pode ser usado para analisar a agenda de tarefas. A equipe tem trabalho bem? O que precisa melhorar? Quais habilidades precisam surgir?

Dessa forma, é possível permitir a melhoria dos processos e promover o desenvolvimento da equipe em busca dos melhores resultados para a empresa.

Realizar jobs rotations

Muitas empresas costumam apresentar os novos colaboradores a todas as suas áreas por um período de tempo. Dessa forma, ele conhece todos os processos, tarefas e especificidades de cada setor.

Ao aplicar o machine learning, a empresa será capaz de saber em qual desses setores o novo perfil poderá exercer suas competências de forma mais eficaz.

Portanto, o machine learning é uma solução que veio para melhorar os processos e os resultados de vários setores. Por exemplo, o marketing, vendas e finanças, além do RH. Então, não perca tempo e comece agora mesmo a usá-lo em todos os seus processos do setor de recursos humanos.

Por fim, o que você tem feito para melhorar os processos do setor de recursos humanos em sua empresa? Compartilhe conosco!

Se preferir, fale com a gente por aqui!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados