fbpx

Novos desafios – Recrutamento e Seleção

A tecnologia mudou a forma de se exercer todas as profissões. Nesse sentido, com o RH foi a mesma coisa. O recrutamento e seleção de pessoas na era digital é um desafio para os setores de RH em todo o mundo.

Novos desafios no recrutamento e seleção

A pesquisa “Harvey Nash Human Resources”, de 2017, mostra que, entre os profissionais de RH entrevistados em 40 países, 15% disseram que a inteligência artificial e a automação já têm impacto em seu modo de trabalho. Outros 40% esperam que essas novidades cheguem em um período de dois a cinco anos.

É possível usar softwares modernos e ágeis para fazer requisição de pessoal. Assim como para abrir vagas, selecionar e centralizar a comunicação com os candidatos, fazer a triagem e iniciar as primeiras etapas do processo seletivo.

Fabiano Andrade Calixto, autor do livro “Recrutamento e Seleção de Pessoas”, conta que o recrutamento online já é uma das principais formas de atrair perfis. O desafio, neste caso, é lidar com uma grande quantidade de pessoas que se candidatam mesmo sem cumprir todos os critérios da vaga.

Desafio

O principal desafio, porém, está não em inserir as novas tecnologias na rotina da empresa. Mas sim em criar e fortalecer a importância de se coletar e armazenar de forma correta todos os dados. Nesse sentido, é crucial saber como integrar de forma correta os processos tecnológicos com os processos manuais.

A quantidade de dados gerados pelas novas tecnologias é muito grande, com um potencial enorme e muito mais assertivo. Contudo, se tornam inúteis se não houver uma análise da forma correta.

Pesquisa

Estima-se que até 2020, cerca de US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado serão empregados em machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência artificial (IA). Então, o RH precisa estar muito atento para acompanhar a evolução do setor. E, assim, garantir o emprego de ferramentas modernas no processo de gestão de pessoas.

Escolher o candidato ideal para o cargo evita custos de demissões e novos processos de seleção, por exemplo. Dessa forma, usar ferramentas de avaliação de personalidade para identificar de maneira profunda as características dos candidatos aumenta muito as possibilidades de contratações mais assertivas.

Por fim, conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade do Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar frente aos novos desafios.

Vem com a gente!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados