Saiba o que são as hard skills e como elas são desenvolvidas

Você conhece o conceito de hard skills e a sua importância para a gestão de pessoas? As hard skills são competências técnicas do profissional que podem ser objetivamente identificadas, quantificadas e comprovadas — por exemplo, por meio de diplomas, certificados e CV. São conhecimentos, ferramentas e técnicas invariáveis que permitem ao profissional dominar seu ofício, independentemente de onde ele trabalhe.

As hard skills não se confundem com as soft skills, habilidades diretamente vinculadas à personalidade e subjetividade do indivíduo, portanto, mais complexas de serem identificadas, quantificadas ou comprovadas. Essas habilidades interpessoais do profissional influenciam diretamente seu relacionamento no ambiente de trabalho.

Identificar e desenvolver hard skillls em candidatos e colaboradores são tarefas fundamentais para o crescimento de empresas em qualquer segmento, pois garantem assertividade nas contratações, segurança na retenção de talentos e um bom desempenho dos profissionais. A atuação do RH é essencial, tanto na avaliação e comprovação, como no incentivo e desenvolvimento das hard skills. Confira abaixo algumas dicas valiosas que podem auxiliar nesses processos!

Identificar hard skills relevantes no processo de recrutamento e seleção e filtrar as competências

No momento de escolher os futuros colaboradores, é preciso buscar os candidatos mais adequados: aqueles que reúnam hard skills relevantes para o cargo. Para isso, cabe definir de antemão quais serão as habilidades técnicas compatíveis e necessárias para preencher a vaga. Como ferramentas, podem ser utilizados sistemas de filtragem dos candidatos que agrupem as hard skills selecionadas.​

A empresa pode desenvolver plataformas de seleção com instrumentos de filtragem, como se valer da ajuda de parceiras. Desse modo, é possível escolher apenas os candidatos que tenham as hard skills desejadas para o cargo, facilitando o processo de seleção e recrutamento e aumentando as chances de sucesso dos futuros colaboradores.

Promover uma atuação ativa do RH para incentivar o desenvolvimento de hard-skills no ambiente de trabalho

Além de atuar no processo de recrutamento e seleção em busca de profissionais com qualificações técnicas essenciais, o RH tem a função de promover atividades a fim de incentivar o desenvolvimento de hard skills relevantes ao desempenho das tarefas nos cargos e setores de colaboradores da empresa.

É recomendável promover treinamentos contínuos para educação corporativa, capacitações constantes, ou até financiar cursos e especializações, por exemplo. Tais treinamentos, capacitações e cursos podem ser presenciais ou online, facilitando a conciliação com o trabalho na empresa.

Além disso, é possível realizar eventos internos como congressos, palestras, debates e workshops que visem desenvolver as hard skills dos colaboradores. Cabe ressaltar que não é obrigatório contratar professores ou palestrantes, pois é possível se utilizar dos talentos internos da empresa para repassarem conhecimentos aos colegas.

Estabelecer planos individuais para os colaboradores

Outro modo de desenvolver hard skills em colaboradores é elaborar um plano profissional que se adapte aos limites e competências individuais desses colaboradores. Isso pode ser feito no momento da contratação e ao longo da trajetória dos colaboradores na empresa, e aumentará progressivamente suas habilidades técnicas.

O desenvolvimento das hard skills por meio de planos individuais trará benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Esta última poderá contar com uma equipe mais competente, equilibrada, produtiva e eficiente.​ Quanto aos colaboradores, esses terão chances de crescimento profissional, aumento da motivação e novas oportunidades dentro da empresa.

Você já aprendeu que as hard skills são qualificações quantificáveis do profissional que: devem ser buscadas e desenvolvidas pela empresa para uma gestão de pessoas eficientes. Para isso, é possível se valer de métodos de filtragem dos candidatos durante o recrutamento e seleção, de promoção de atividades visando incentivar o desenvolvimento de hard skills no ambiente de trabalho e de estabelecimento de planos individuais os colaboradores.

Assim, o time de Recursos Humanos deve estar apto a identificar e promover as hard skills desde a contratação dos profissionais certos até a implementação de atividades e  projetos de desenvolvimento.

Se você quer saber mais sobre o assunto as softs skills que tratamos no texto, baixe o nosso eBook e conheça mais.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos
Transformação Digital

Transformação Digital

Não é novidade que as ferramentas digitais influenciam e moldam a maneira como nós vivemos, nos comunicamos e trabalhamos, gerando grandes e diversas mudanças em