Você já ouviu dizer que as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento? Isso porque as competências são possíveis de se identificar, mas as soft skills, conhecidas como as habilidades subjetivas e ligadas à inteligência emocional, não são.
Esse termo em inglês é muito usado pelo RH para entender a forma com que os profissionais interagem com outras pessoas. Tais habilidades afetam o relacionamento no ambiente de trabalho e os indicadores da empresa.
O que são soft skills?
Soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, são as competências não técnicas e não específicas de uma área de conhecimento que envolvem aspectos relacionados à inteligência emocional, comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas, criatividade, adaptabilidade, ética, entre outros. Essas habilidades são voltadas para as relações interpessoais e o desenvolvimento pessoal, sendo essenciais para o sucesso profissional e pessoal.
Ao contrário das hard skills, que são habilidades técnicas específicas de uma determinada área, as soft skills são transferíveis e aplicáveis em diversas situações e contextos. Elas influenciam diretamente a forma como nos relacionamos com os outros, como gerenciamos nossas emoções, como nos adaptamos às mudanças e como enfrentamos desafios.
As soft skills são cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho, pois são consideradas fundamentais para a construção de equipes eficientes, para a liderança eficaz e para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Elas podem influenciar a forma como nos comunicamos, como resolvemos conflitos, como lidamos com pressão e como nos adaptamos às mudanças do mercado de trabalho.
Para lhe ajudar a entender melhor o que são as soft skills e a importância delas para o sucesso na gestão de pessoas, veja os pontos mais valorizados pelas empresas. Confira!
Veja: Descubra aqui uma das soft skills mais necessárias em momentos de crise
Boa comunicação
Com certeza, você já se deparou em uma cena em que o superior acusou o funcionário de ter agido diferente do esperado e isso comprometeu os resultados. Todavia, o colaborador fez somente aquilo que o gestor disso. Quando isto ocorre, o problema está na comunicação.
A boa comunicação não é aquela dita sem erros linguísticos. Porém, aquela capaz de passar com clareza a mensagem. Por isso, essa habilidade é essencial no ambiente organizacional. Sobretudo se levarmos em conta que cada pessoa entende de uma maneira diferente e, por isso, é preciso nos adaptarmos a forma de conversar com cada um.
Resolução de problemas
A capacidade de resolver problemas é essencial para desenvolver lideranças. O profissional deve saber lidar com situações difíceis ou inesperadas sem depender do gestor. Nesse sentido, a negociação de novo prazo e conseguir um bom preço com fornecedor são exemplos de ações valorizadas.
Esta não é uma soft skill fácil de encontrar. Nem todos tem essa proatividade para superar barreiras sem precisar de ajuda. Por exemplo, quelas pessoas mais seguras de suas ações tendem a resolver problemas de forma mais fácil e até mesmo antecipar situações.
Empatia
É crucial ter foco no trabalho, não é verdade? Porém, isso não significa que o profissional não deve se colocar no lugar de outra pessoa no momento de tomar uma decisão ou de executar uma ação.
A empatia é essencial para que a gestão de pessoas se torne mais aberta e humana. Esta essência acaba sendo transmitida para os clientes e demais setores da empresa. Isso faz com que a cultura organizacional seja aprimorada e os resultados sejam potencializados.
Liderança
Contratar pessoas que tem esta soft skill é uma conquista e tanto para uma empresa. Isto porque, além de permitir que o colaborador alcance cargos maiores na organização, a liderança vem acompanhada de outras habilidades, tais como empatia, resiliência e criatividade.
Saber liderar pessoas vai muito além de dar ordens. É preciso fazer com que os colaboradores atuem como um time, assumindo responsabilidades, sendo proativos e capazes e independentes o suficiente para atingir as metas.
Suportar a pressão
Gerenciar o estresse sem perder o foco. Descobrir se o profissional tem essa soft skill é um desafio e tanto para o RH, porque essa falta de aptidão pode desenvolver a síndrome de burnout e demais problemas de saúde ocupacional.
Agir com inteligência emocional diante de curtos prazos, clientes irritados, demissão em massa e feedbacks negativos é crucial. O mercado exige que os colaboradores consigam acumular funções sem abrir mão dos resultados. Afinal, isso ajuda a diminuir o quadro de funcionários e, assim, reduz os custos.
O sucesso do RH depende do uso de instrumentos competentes em gestão de pessoas, como é o caso das avaliações psicológicas. As contratações, promoções e a formação de equipes podem ser muito mais eficazes quando a personalidade do grupo está de acordo com o exigido.
Por fim, com o diagnóstico da soft skills fica muito mais fácil e seguro tomar decisões. Então, se você está disposto a fazer sua empresa crescer usando o máximo potencial da equipe, nós podemos te ajudar. Entre em contato com a gente!
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