fbpx

Como um psicólogo pode tornar o RH de uma empresa mais estratégico?

O psicólogo tem um papel crucial no RH estratégico das empresas. Isso se justifica porque ele tem uma formação que permite analisar e apontar o comportamento das pessoas. E isso permite para melhorias profundas no setor.

Para que você entenda um pouco mais sobre como um psicólogo pode tornar o RH de uma empresa mais estratégico, listamos uma série de tópicos a seguir. Em resumo, eles demonstram ações que o RH pode realizar. Confira!

Avaliação de personalidade

O psicólogo pode atuar no setor de RH e aplicar testes de personalidade nos candidatos a vagas na empresa. O teste pode ser feito até por pessoas que já trabalham na empresa, em casos de seleções internas, por exemplo.

Essas avaliações, que visam conhecer os traços de cada pessoa, são essenciais para perceber qual pessoa está mais apta para exercer certas funções na empresa.

Otimizar a contratação e retenção de talentos

Ao aplicar testes, o profissional de RH pode otimizar a contratação e a retenção de talentos na empresa. A ideia é que se possa estudar com detalhes a personalidade de cada pessoa.

Os testes feitos pelos psicólogos, por exemplo, avaliam como os hábitos das pessoas estão ligados às suas crenças, expectativas e aos seus valores como um todo. Então, tudo isso serve como subsídio para novas contratações e gestão de planos de carreira.

Reduzir contratações desalinhadas com a cultura da empresa

É chamado de fit cultural o completo alinhamento de um colaborador com a cultura da empresa. Ou seja, com a missão, a visão, os valores que a empresa acredita e as formas que adota para que eles sejam cumpridos.

Quando alguém não tem fit cultural com a organização, é bem provável que a relação se desgaste e se torne insustentável em algum momento. Nesse sentido, a aplicação de testes pode evitar que isso aconteça.

Treinar talentos para atingir o seu potencial máximo

No decorrer do período em que os colaboradores estiverem na empresa, é preciso que eles sejam estimulados para que atinjam o seu potencial máximo na execução de suas tarefas.

Desse modo, os psicólogos também podem atuar para traçar o desenvolvimento de competências de cada um. Conforme elas se desenvolverem, podem surgir promoções no plano de carreira e aumentos de salário, por exemplo.

Identificar pontos de melhoria em entrevistas de desligamento

As entrevistas de desligamento também podem ser conduzidas por um psicólogo. Ao executar essa tarefa, o ele deverá buscar compreender o que levou uma pessoa a pedir demissão da empresa. E, assim, identificar falhas e pontos de melhoria na empresa, para evitar um aumento no turnover.

Como você pode perceber, são muitas as atribuições do psicólogo no RH estratégico. E, para obter mais sucesso em suas atividades, contar com as melhores ferramentas é essencial. Alguns teste de personalidade, como o MAPA,  auxiliam o psicólogo a traçar perfis e identificar traços dos colaboradores, que muito contribuem para a execução das atividades que citamos anteriormente.

Entre em contato conosco para receber nossas dicas e informações por e-mail.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados