fbpx

Entenda como a transformação digital afeta o RH

A ascensão tecnológica provocou mudanças e impactos em praticamente todos os setores da sociedade. Assim sendo, a transformação digital no RH é algo que está imerso nessas novidades que estão reelaborando os métodos de trabalho nas organizações.

Apesar das novidades trazidas pela tecnologia já serem uma realidade no cotidiano das pessoas, é comum que os profissionais da área de recursos humanos ainda tenham dúvidas sobre como lidar com isso.

Assim, respondemos os principais questionamentos tipos acerca desse assunto neste post. Não deixe de conferir os tópicos a seguir.

O que é a transformação digital?

Não existe uma definição única para a transformação digital, pois ela pode se desenvolver de diferentes formas em cada empresa, de acordo com as culturas organizacionais, por exemplo.

De maneira geral, no entanto, a transformação digital fez com que processos que antes eram analógicos e demorados para se realizarem, agora sejam digitais e mais ágeis, o que proporciona que as empresas, incluindo o setor de RH, possam ser mais estratégicas em suas operações.

Transformação digital no RH

O setor de RH, por lidar diretamente com as pessoas, é uma das áreas mais impactadas pela transformação digital. Essa transformação pode ocorrer em três principais situações:

Ambiente de trabalho digital

Cada vez mais o espaço físico da empresa fica de lado para dar lugar aos ambientes de trabalho digitais. Assim, por meio de plataformas de gerenciamento e trocas de mensagens, como o Slack e o Saba, é possível que muitos trabalhos sejam feitos de forma remota.

É papel do RH, dentro desse contexto, encontrar formas para que esses colaboradores do regime home office tenham as suas rotinas de trabalho controladas, por exemplo.

Setor de RH digital

O próprio setor de RH pode ser digital em muitas empresas, pois por meio de aplicativos, big data e softwares de gestão, é possível que boa parte das atividades seja realizada remotamente pelos profissionais da área.

Força de trabalho digital

A cultura da inovação deve ser cada vez mais presente no setor de RH, uma vez que é preciso adotar boas práticas para que a organização tenha um bom relacionamento e possa controlar o trabalho de seus colaboradores, mesmo quando eles não estão fisicamente presentes em sua sede.

Como se preparar para a transformação digital no RH?

Para se preparar para a transformação digital no RH, o primeiro passo é rever conceitos e quebrar velhos paradigmas. Por exemplo, a ideia de que “isso não precisa mudar porque foi sempre assim”.

Além disso, o RH precisa deixar de ser visto apenas como algo ligado à área administrativa, mas sim como algo multidisciplinar. Profissionais de RH, TI, marketing, design, comunicação, entre outras áreas podem contribuir para a realização no novo setor de recursos humanos.

A transformação digital no RH traz muitas vantagens para os negócios. Isso pois já deixou de ser um diferencial passando a ser uma necessidade. A tendência é que nos próximos anos tudo isso seja ainda mais acentuado.

Se você gostou de saber mais sobre esse assunto, temos certeza que também irá gostar de entender mais sobre performance review. Leia o nosso artigo “Performance review: 4 grandes benefícios para a empresa e o funcionário” agora mesmo!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados