Durante muitos anos, o setor de Recursos Humanos trabalhava bastante com setores operacionais. Nesse sentido, lidava com assuntos como recrutamento, seleção e treinamento de maneira bem manual. Porém, com o advento de novas tecnologias, a área precisou se ambientar ao mundo digital, conhecer e se atualizar com as novas ferramentas.
Novos termos no desenvolvimento de pessoas
Termos como cloud computing (computação na nuvem), por exemplo, permitem acessar arquivos e programas que não estão ligados de forma direta ao seu computador. Da mesma maneira, o machine learning (em português, “aprendizado de máquina”) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.
Já o big data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Por fim, a inteligência artificial é aquela similar à humana, mas exibida por mecanismos ou software.
Tais ferramentas devem estar no campo de estudos do profissional que trabalha com desenvolvimento de pessoas. Isso porque são bastante usados e tendem a substituir os métodos antigos de trabalho.
Pesquisa
Uma pesquisa feita pela Deloitte em 2017 com o tema Global Human Capital Trends revelou que quase 90% dos líderes e de Recursos Humanos consideram como a sua prioridade a construção da empresa do futuro. A migração para o mundo digital trouxe a chamada Indústria 4.0 e a internet das coisas. Nela, tudo está conectado.
Gestores precisam ajustar a tecnologia a seus modelos de negócios. Tal tarefa inclui entender as mudanças, fazer as alterações que forem precisas. Mas, acima de tudo, ter certeza de que toda a equipe está alinhada aos novos canais e formas de trabalho.
Profissionais atualizados
A transformação digital exige profissionais atualizados. Eles precisam estar atentos a todas as mudanças que ocorrem a todo o momento. Nesse sentido, a empresa que deseja ter sucesso nos negócios precisa inspirar e apoiar a equipe a se reinventar, buscando cursos, por exemplo.
Grande parte das empresas ainda não está adaptada às novas tecnologias. O processo de mudança é lento e deve ser feito de forma gradual para evitar possíveis turbulências. O profissional que atua com a gestão de pessoas deve ser o suporte de toda a equipe. Por isso, precisa escolher bem as ferramentas que irão estruturar os processos de trabalho.
Um bom método de fazer isso é por meio da leitura de e-books e outros materiais que podemos achar em sua maioria de forma gratuita na internet. O profissional que começar o quanto antes a atualizar seus conhecimentos estará à frente do mercado.
Por fim, conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação do Brasil. Então, converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar.
Vem com a gente para saber mais!