fbpx
Search
Close this search box.

Como Big Data transformará a área de RH?

O conceito de Big Data é cada vez mais explorado no âmbito organizacional e pode mudar a forma como o RH funciona em um futuro breve. Se você ainda não ouviu falar nesse termo e não faz ideia de como isso pode impactar na gestão de pessoas, então este post é para você.

Para conhecer o conceito, suas implicações e quais os efeitos apresentados nas empresas que o implementaram, acompanhe a leitura a seguir!

Conceito de Big Data

Big data é um termo que descreve conjuntos de dados extremamente grandes e complexos, que são difíceis de serem processados com métodos tradicionais. Esses conjuntos de dados são caracterizados por três principais características, conhecidas como os “3Vs”: volume, velocidade e variedade.

O volume se refere à imensa quantidade de dados que são gerados diariamente em diversas fontes, como redes sociais, sensores, transações comerciais, entre outros. Esses dados podem ser estruturados (como bancos de dados tradicionais) ou não estruturados (como mensagens de texto, imagens e vídeos).

A velocidade está relacionada à taxa de geração e fluxo dos dados. Com o avanço da tecnologia, os dados são gerados em uma velocidade cada vez maior, exigindo uma capacidade de processamento ágil e eficiente para lidar com eles em tempo real.

A variedade diz respeito à diversidade dos tipos de dados. Além dos dados estruturados mencionados anteriormente, há também os dados semiestruturados e não estruturados, que são mais complexos e podem conter informações valiosas, como e-mails, documentos, áudios e vídeos.

Análise do big data

A análise de big data envolve a aplicação de técnicas e tecnologias avançadas para extrair informações, identificar padrões, tendências e insights significativos a partir desses grandes conjuntos de dados. Essas análises podem ser utilizadas em diversos setores. Por exemplo, marketing, saúde, finanças, logística, entre outros, para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, prever comportamentos, identificar oportunidades e otimizar processos.

No entanto, o desafio do big data não está apenas no seu volume, velocidade e variedade, mas também na sua veracidade e valor. É preciso garantir a qualidade e confiabilidade dos dados. Além de ter a capacidade de transformá-los em informações relevantes e úteis para a tomada de decisões. Isso requer a adoção de tecnologias, como armazenamento em nuvem, processamento distribuído, algoritmos de análise avançada e inteligência artificial.

O termo Big Data significa, ao pé da letra, Mega Dados, e configura exatamente isso: a grande quantidade de informações acumuladas na internet.

Com a utilização cada vez maior de sites, softwares e redes sociais, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, a coleta desses dados se fez viável e pode servir de material para as mais diversas pesquisas, análises e comparações no núcleo comportamental e psicológico das pessoas.

Veja: Big data em recursos humanos: como utilizar e quais os benefícios?

Influência do big data no setor de RH

Quem se beneficia desse rico material são os setores de RH. Já que, até então, a gestão de pessoas tem sido realizada por meio de técnicas padronizadas, juntamente com uma boa dose de bom senso — o que nem sempre traz resultados acertados.

O Big Data pode mudar esse cenário com relação à forma de lidar com as pessoas, baseando-se em informações sólidas. Isto é, uma simples análise de dados pode ajudar a obter um parâmetro preciso para seleção e recrutamento de novos colaboradores, por exemplo.

Pode também antecipar o efeito da abordagem dos gestores para com os colaboradores de uma empresa, otimizar sua produtividade por meio da análise das falhas dos processos. Além disso, permitir uma tomada de decisão mais precisa ao promover ou demitir pessoas. O mesmo conceito pode se aplicar na elaboração de planos e projetos de uma empresa.

Confira: Guia Completo De Assessment

Aplicação prática na área de RH

Grandes empresas, dos mais diferentes setores, já utilizam o Big Data como forma de otimizar sua rotina. Isso não somente no setor de RH, mas em todas as esferas possíveis.

A Netflix, por exemplo, utiliza o Big Data para estipular os preços de seus serviços ao redor do mundo e para realizar indicações de filmes personalizadas a casa usuário. O Walmart também utiliza um sistema que monitora o comportamento dos clientes nas lojas e nas redes sociais para tentar adequar seu atendimento.

Utilizando essa tecnologia a serviço do RH, o Grupo Votorantim passou a deixar de lado a tradicional seleção de currículos. E, assim, começou a mapear e selecionar candidatos por meio de avaliações comportamentais em redes sociais. Isso tornou possível a comparação dos ideais dos candidatos com a cultura organizacional da empresa.

Em suma, utilizar o Big Data para otimizar processos é uma tendência cada vez mais forte. Não somente no âmbito organizacional, mas no dia a dia das pessoas também.

No que se refere à gestão de pessoas, especificamente, o uso das informações digitais certamente pode tornar a tomada de decisões mais eficiente. Mas isso não exclui a importância do fator humano no processo. Até porque dispor de tamanha quantidade de informações e não ter sensibilidade para usá-las seria um desperdício!

Por fim, se você achou este post sobre a área de RH e big data interessante, aproveite para conhecer 3 cuidados ao escolher um método de avaliação de desempenho!

Fale conosco!

Equipe MAPA

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores. E, assim, serem mais assertivas em seus processos de RH. Somos especialistas em: -> Teste de Personalidade -> Teste para Liderança -> Teste de Cultura -> Segurança e Prevenção de Acidentes -> Saúde Emocional -> Área operacional

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)