fbpx
Search
Close this search box.

Big data em recursos humanos: como utilizar e quais os benefícios?

Você já ouviu falar no uso de big data em recursos humanos? Apesar de ser uma temática cada vez mais difundida no meio empresarial, é comum que muitos profissionais da área ainda tenham dúvidas em relação a esse assunto.

Acontece que o big data já vem sendo utilizado há bastante tempo em atividades de marketing, operações financeiras, de relacionamento com clientes, entre outras áreas da empresa. No entanto, no setor de RH ele ainda é uma novidade.

Foi pensando nisso que idealizamos este post, que tem o objetivo de esclarecer como utilizar e quais são os benefícios do big data na área de recursos humanos. Para isso, respondemos alguns questionamentos sobre o assunto. Veja, a seguir.

O que é big data?

Big data é um termo em inglês que significa “grande volume de dados”. Trata-se, portanto, de ferramentas que coletam e cruzam dados, gerando informações para uso de maneira estratégica.

Um exemplo prático do big data ocorre quando acessamos um conteúdo na plataforma de streamming Netflix. Se você assistir a um filme de comédia e outro de terror, esses dados serão coletados e o sistema concluirá que você tem preferência por esses gêneros. Por isso lhe recomendará outros títulos com essa temática.

Entenda: Como Big Data transformará a área de RH?

Como funciona o big data em recursos humanos?

No setor de recursos humanos, o funcionamento é semelhante, de modo que o volume de dados disponível na internet, em planilhas ou sistemas internos podem ser usados para extrair informações valiosas para as atividades de gestão de pessoas.

Se você tem um banco de currículos na empresa e precisa selecionar um perfil de candidato para uma vaga, por exemplo, pode cruzar informações como idade, sexo, formação acadêmica, experiência na área etc. Assim, lhe serão apresentados os currículos de pessoas que têm as características buscadas.

Veja também: People analytics: o RH orientado por dados

Quais são os principais utilizações do big data no RH?

Além dos processos de recrutamento e seleção, as empresas também usam o big data em outras ações de recursos humanos. As principais são:

  • retenção de talentos: cruzando dados, é possível obter uma ideia mais concreta sobre os motivos que fazem com que bons colaboradores deixem a empresa. Isso é importante para que se tomem medidas para evitar que isso ocorra;
  • avaliação de desempenho: as ferramentas de big data também permitem que sejam feitas avaliações de desempenho. Entre outras coisas, pode-se buscar saber em que turno ou horário os colaboradores são mais produtivos e entender porque existe improdutividade em outros horários.

Confira ainda: Tendências de recrutamento e seleção

Quais benefícios o big data apresenta para o setor de RH?

Entre os principais benefícios que o big data apresenta para o RH está uma gestão mais estratégica e eficaz, uma vez que as atividades burocráticas podem ser feitas automaticamente, de modo em que os profissionais possam se dedicar mais à idealização de estratégias e melhorar a tomada de decisões. Também acontece a redução de erros e dificuldade de encontrar o fit cultural, o que gera uma melhoria contínua na gestão de pessoas.

Big data e avaliação psicológica

A integração do Big Data com a avaliação psicológica traz uma série de benefícios e possibilidades para entendermos melhor o comportamento humano. O Big Data refere-se ao enorme volume de dados disponíveis atualmente, provenientes de diversas fontes, como redes sociais, dispositivos móveis e sistemas corporativos.

Quando aplicado à avaliação psicológica, o Big Data permite uma análise mais abrangente e precisa do comportamento humano, pois é capaz de processar grandes quantidades de informações de forma rápida e eficiente. Isso possibilita a identificação de padrões, tendências e correlações que seriam difíceis de serem detectados manualmente.

Com o uso do Big Data, podemos analisar dados comportamentais, como interações online, preferências de consumo e histórico de atividades. E, assim, combiná-los com resultados de testes psicológicos tradicionais. Isso nos proporciona uma compreensão mais profunda do indivíduo, permitindo a identificação de traços de personalidade, habilidades, aptidões e até mesmo possíveis problemas de saúde mental.

Além disso, podemos usar o Big Data para melhorar a eficiência dos processos de avaliação psicológica. Por exemplo, ao automatizar a coleta e análise de dados, é possível reduzir o tempo e os recursos necessários para realizar uma avaliação, tornando o processo mais ágil e acessível.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o big data em recursos humanos, vai implantar essa tecnologia na sua empresa? Em caso positivo, tenha a certeza de que você obterá muitas vantagens. Então, para obter ainda mais sucesso nessa nova etapa, assine nossa news e receba em seu e-mail mais novidades como esta.

Você pode gostar também: Avaliação psicológica: performance, desempenho e personalidade

Equipe MAPA

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores. E, assim, serem mais assertivas em seus processos de RH. Somos especialistas em: -> Teste de Personalidade -> Teste para Liderança -> Teste de Cultura -> Segurança e Prevenção de Acidentes -> Saúde Emocional -> Área operacional

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)