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Como adaptar a comunicação empresarial durante a pandemia?

Com a pandemia da Covid-19, o futuro do trabalho tem sido alvo de discussões. Para além das mudanças que dizem respeito a onde e como iremos executar o nosso trabalho, o foco agora está nas habilidades que os colaboradores devem ter para se reinserir no mercado. Mas por que e como adaptar a comunicação empresarial durante a pandemia?

De acordo com reportagem publicada pela Folha de São Paulo, novas competências estão sendo listadas como pré-requisitos que o setor de RH busca em uma pessoa. Por exemplo, a primeira delas é a comunicação.

Quais são as habilidades?

Hoje, mais do que nunca, ter um diploma e uma pós não garantem sucesso. Em um levantamento do LinkedIn, as competências conhecidas como soft skills têm maior destaque entre as dez habilidades mais valorizadas pelos empregadores.
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A princípio, a lista elenca a comunicação como a primeira competência. Porém, a lista também inclui:

  • Gestão de negócios;
  • Resolução de problemas;
  • Ciência de dados;
  • Gestão de tecnologias de armazenamento de dados;
  • Suporte técnico;
  • Liderança;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Aprendizado online;
  • Por fim, aprendizagem e desenvolvimento de pessoal.

Na verdade, percebe-se que a grande maioria dessas competências dizem respeito a atitudes comportamentais. Isso porque a pandemia tornou essas habilidades humanas muito necessárias. Tanto que mesmo quem não estava aberto a elas, agora terá que desenvolvê-las.

Valorização da comunicação empresarial na pandemia

Com o trabalho remoto na maioria das empresas, a comunicação passou a ser mais bem quista por todos. Tanto gestores quanto equipe.

Isso porque o momento que estamos vivendo passou a exigir tais competências comportamentais. Além de também lidar com adversidades, adaptabilidade, empatia, controle das emoções e humor. A pandemia funciona hoje como uma escola de ‘soft skills’. Na verdade, são habilidades que os jovens não aprendem na escola, faculdade ou MBA. Hoje, é papel da empresa desenvolver.

Não existe um único jeito certo de se comunicar. Contudo, uma informação consegue sensibilizar e mobilizar as pessoas. Além disso, consegue ter melhores resultados e efeitos na equipe e na empresa como um todo. Portanto, saber comunicar-se em tempos de crise é essencial para gerenciar a equipe e evoluir nos processos. Para que isso aconteça é essencial que os canais sejam fortes e os vínculos estreitos.

Além disso, é crucial alinhar equipes. Da mesma forma, é preciso ser flexível para lidar com as mudanças e ter clareza na comunicação. Tudo isso para que a informação passe e chegue de maneira certeira.

Então, quando a transmissão da informação é clara, isso resulta em uma melhor entrega de resultados. Da mesma forma, a equipe que se comunica e é ouvida, sente-se mais acolhida e pertencente à empresa e ao ambiente de trabalho. Afinal, a comunicação assertiva é o que faz ponte entre empresa, colaboradores e clientes. 

Do profissional para a vida

Sendo assim, a boa comunicação é uma habilidade que pode ser melhor desenvolvida através da interação entre canais internos, reuniões periódicas e treinamentos. Por fim, essas e outras competências são essenciais para atuação no ambiente de trabalho. Porém, hoje, entende-se que são competências que devemos desenvolver e aplicá-las também no dia a dia de nossas vidas.

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Tainara Barbosa

Especialista MAPA

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