fbpx

6 benefícios do e-learning para a educação corporativa

Nos últimos anos, a educação à distância, ou EAD, vem adquirindo cada vez mais prestígio como método de ensino. O e-learning é considerado, hoje, o segundo método de treinamento profissional mais efetivo.

A partir da demanda e em busca de reconhecimento, as plataformas online de ensino (também conhecidas como Ambiente Virtual de Aprendizagem — AVA) foram se desenvolvendo e aprimorando seus recursos. Paralelamente a isso, uma pedagogia própria para o ensino à distância também foi se estabelecendo. Atualmente, a qualidade de muitos cursos online não deixa nada a desejar em relação a dos cursos presenciais.

No que se refere à educação corporativa, o e-learning apresenta uma série de benefícios:

1 – Possibilidade de estudar em qualquer lugar

Uma das vantagens do ensino à distância é que, para ele, não existem barreiras geográficas, ou seja, por meio do ambiente virtual de aprendizagem o aluno poderá acessar o curso em qualquer lugar usando um computador, tablet ou smartphone.

Por apresentarem essa facilidade em serem compartilhados entre vários lugares, os cursos online ampliam o alcance global da empresa e melhoram a comunicação e a colaboração entre grupos de trabalho distantes geograficamente.

2 – Flexibilidade de horário

Além de “diminuir distâncias”, o e-learning possibilita que o aluno adapte seus estudos à sua disponibilidade de horário, adquirindo maior autonomia.

Os cursos de formação que utilizam a internet como veículo permitem que o conhecimento esteja ao alcance dos funcionários a todo momento e sempre que necessário, diminuindo, assim, lacunas de competências e habilidades em toda a organização.

3 – Facilidade de uso da ferramenta

Atualmente, as plataformas online são bastante intuitivas, não oferecendo problemas nem mesmo para quem não é tão familiarizado assim com a internet. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem tem-se acesso ao conteúdo das aulas e ao material complementar. Ele também disponibiliza um espaço para a realização de tarefas relativas às disciplinas. Além disso, o AVA possui um espaço de interação entre alunos, professores e tutores, o que contribui para a consolidação e enriquecimento de um saber coletivo.

4 – Agilidade no processo de capacitação

Se compararmos com a educação tradicional, a utilização do e-learning como método de ensino permite cobrir, em um período até cinco vezes menor, o mesmo volume de material de ensino, fazendo com que os alunos estejam preparados em menor tempo. Além disso, o tempo que os colaboradores devem se dedicar ao processo também é reduzido em relação aos cursos presenciais.

5 – Menor custo

Cursos presenciais demandam uma série de custos como locação, deslocamento, hospedagem, alimentação e material impresso. Nesse aspecto, os gastos dos cursos online são bastante reduzidos.

6 – Aumento da produtividade organizacional

O incentivo à atualização educacional promove não apenas o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, como também um maior engajamento com os valores e objetivos da empresa.

Treinamentos profissionais  preparam os funcionários para demandas futuras e, dessa forma, aumentam sua produtividade, o que torna o negócio mais competitivo em seu nicho.

E você, o que achou dos benefícios proporcionados pelo e-learning que apresentamos? Tem mais algum que queira compartilhar? Deixe seu comentário!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados