fbpx

Como criar indicadores de desempenho na empresa?

Já parou para pensar que a gestão de pessoas precisa ser feita com eficiência? A princípio, só assim para garantir a boa produção e o desenvolvimento de uma equipe. Para isso, também é crucial contar com indicadores de desempenho.

Eles oferecem um relato da situação atual e apontam quais pontos precisam de desenvolvimento. Ou seja, facilitam o acompanhamento regular do gestor. Com a análise correta desses indicadores, os gestores conseguem acompanhar os processos, bem como a evolução do desenvolvimento organizacional.

Apesar dessas vantagens, eles ainda são um obstáculo para muitos profissionais de recursos humanos. Pensando nisso, neste post vamos falar de 6 indicadores de desempenho.

Continue lendo e descubra quais são!

Absenteísmo

O absenteísmo nada mais é do que as horas desperdiçadas no trabalho. Por exemplo, as faltas, atrasos, saídas antecipadas, entre outros motivos. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta pegar o total de horas perdidas, dividir pelo total de horas trabalhadas e multiplicar por 100.

Investimento em treinamento

Investir em treinamentos é uma das ferramentas que a empresa tem para incentivar o desenvolvimento da equipe. Dessa forma, o indicador mostrará o custo real desses investimentos e permitirá acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Além disso, os treinamentos podem ser tanto internos como externos. Nesse sentido, as duas formas devem ser levadas em conta na hora do cálculo. Para encontrá-lo, basta dividir o total gasto com treinamentos ao longo do mês pelo número total de pessoas.

Índice de rotatividade (turnover)

O índice de turnover indica a rotatividade de pessoal na empresa. Ou seja, a frequência com que colaboradores antigos saem e novos entram. Por exemplo, os principais motivos de turnover alto são:

  • clima ruim;
  • falhas no recrutamento e seleção;
  • remuneração a desejar;
  • insatisfação com a empresa;
  • política interna.

O cálculo é feito com a seguinte fórmula:

(Número de demissões + número de admissões/2) / Número de pessoas ativas

Investimento em Admissão

O custo da admissão de colaboradores costuma ser alto para as empresas. Então, é preciso analisar e acompanhar de perto.

Horas extras como indicador de desempenho

A princípio, o gestor deve acompanhar o orçamento da empresa e ajudar o financeiro com a redução dos custos. Então, esse indicador poderá auxiliar a acompanhar as horas extras e verificar o impacto na folha de pagamento. Seu cálculo é feito com a seguinte fórmula:

Número de horas extras / Total de horas trabalhadas X 100

Headcount

O headcount é o número de pessoas que trabalham na empresa ou setor. Este indicador de desempenho é essencial para avaliar a evolução do número de pessoas da empresa e sua real necessidade.

Os indicadores de desempenho podem ser calculados de forma individual, por setor ou por toda a empresa. Nesse sentido, para o melhor gerenciamento de pessoas, é preciso que sejam acompanhados por setor e por toda a empresa. Porém, essa análise deve ser feita pelo gestor.

Agora que você já conhece esses indicadores, comece a calculá-los e para entender melhor a importância deles no progresso de sua empresa.

Então, quais indicadores você usa ou vai usar na sua empresa?

Por fim, se precisar de ajuda, converse com um de nossos especialistas!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados