Quais os riscos que a pandemia pode causar nas suas operações?

Quando a organização direciona sua preocupação para as operações, é importante considerar todos os aspectos que podem impactar e influenciar a atividade e os colaboradores, o que demanda um estudo dos fatores relacionados principalmente à cultura, à saúde emocional, à segurança e à liderança direta.

Em um momento atípico como este que estamos vivendo, com isolamento social. reformulações na maior parte dos campos de trabalho e no funcionamento das organizações e seus negócios, podemos  observar impactos em diversos aspectos, principalmente a riscos que a pandemia pode causar nas operações de uma empresa.

O ponto primordial na discussão desta temática é lembrar que ao falarmos de operações, automaticamente estamos falando de pessoas, e é para elas que os olhares devem estar atentos antes de outros aspectos. Isso porque, todo o andamento da organização depende principalmente daqueles que colocam em prática seu trabalho todos os dias, os que fazem as engrenagens se manterem em movimento. Os demais fatores serão também de importante consideração, mas devem ser pensados em conjunto com as pessoas.

 

Quais aspectos podem impactar e influenciar a atividades dos colaboradores?

A execução de uma atividade envolve fatores pessoais do colaborador, bem como questões como a cultura da empresa e seu contexto de maneira geral. Desde o primeiro dia de trabalho, o indivíduo traz consigo características relativas à sua personalidade e a partir delas adere e formula sua visão sobre os valores e cultura da organização a qual está se inserindo.

Este é, então, um movimento em conjunto, uma construção que estará também pautada na natureza das atividades, a depender do cargo do colaborador. A saúde emocional sempre será aspecto relevante para que essa construção aconteça da melhor maneira e irá influenciar em toda sua execução.

Em um contexto de criticidade a dinâmica entre colaboradores e atividade pode variar, visto que as pessoas e o negócio precisam passar também por um processo de adaptação à novas circunstâncias. Logo, será necessário para organização buscar entender o momento e traçar estratégias a partir de informações claras e fundadas. A pandemia representa bem um contexto de criticidade, diante disso, considere a análise de  alguns aspectos:

 

Colaboradores: entenda melhor sobre a força de trabalho da sua organização e suas necessidades. Em um momento de muitas incertezas os indivíduos podem passar por momentos de sofrimento, ansiedade e tensões, demandando um olhar mais cuidadoso por parte de seus empregadores. A partir disso, se tem o segundo aspecto a ser analisado, a saúde emocional;

 

Saúde emocional: busque ferramentas que ajudem nesta verificação. Esses dados serão imprescindíveis para traçar novos caminhos e estabelecer estratégias. Como mencionado anteriormente aqui no texto, a saúde do indivíduo será influente em todas as suas execuções dentro da organização, principalmente a execução segura;

 

Segurança: questionar sobre a saúde dos colaboradores em todos os aspectos necessários para uma execução segura de suas atividades é essencial. Tanto para aqueles que darão continuidade ao trabalho remotamente, quanto para os que precisarão sair de suas casas em tempo de isolamento, por exemplo. Sendo assim, é preciso  certificar-se de que as condições básicas para o cumprimento seguro da rotina de trabalho estão sendo oferecidas pela empresa, bem como, se internamente o indivíduo está apto.

 

Cultura: em que o contexto crítico muda na cultura da organização? Esse é um questionamento estratégico, porque a partir dele será possível entender novas necessidades, novas conjunturas de trabalho, novos posicionamentos em relação ao negócio. A partir de um entendimento profundo sobre a cultura da organização e o que deve, ou o que impreterivelmente será alterado, o manejamento de impactos estará mais facilitado e será feito de forma mais eficaz.

 

Liderança direta: os líderes da organização estão preparados para o enfrentamento das novas situações? Como está o desenvolvimento destes colaboradores? O que eles precisam fortalecer? Essas e outras perguntas irão mover sua busca de conhecimento e de respostas satisfatórias para nortear os passos necessários em relação a um cargo tão importante para sua organização e para uma condução eficaz do trabalho de todos.

 

Os pontos levantados destacam a importância de conhecer o indivíduo e sua personalidade. Algo que deve ser pensado desde o momento da contratação e durante sua permanência na organização. As avaliações psicológicas serão aliadas e dentro desse processo, prezar por ferramentas como testes de personalidade tornarão a análise mais assertiva.

 

Como o MAPA pode te ajudar nesse contexto?

Como um teste de personalidade completo, que traz em seus resultados uma complexidade de análises sobre o indivíduo, o MAPA acrescenta a sua avaliação uma base de informações embasadas e que têm diversas aplicabilidades.

Através da análise das Competências de Gestão, Atividade, Autogestão, Relacionamento Interpessoal e Corporais e de Risco tem-se um entendimento minucioso sobre as características para executar gestão de pessoas e processos e para colocar as atividades em prática. Entende-se também, como o indivíduo faz a gestão de si, suas emoções, afetos, quais são suas estratégias de relacionamento com o outro e como se encontra corporalmente e lida com o risco no ambiente de trabalho, por exemplo.

A junção de todos esses aspectos é facilitada por resultados em indicadores, que mostram potenciais, características, conjunto de habilidades. Dados que, em conjunto fornecem um entendimento de perfis e permitem uma aplicabilidade estratégica dentro das necessidades da organização.

 

Fatores primordiais para garantir que tenhamos um equilíbrio

Como mencionado anteriormente, a questão emocional tem grande influência sobre qualquer aspecto que envolve o indivíduo e suas práticas diárias. Partindo disso, podemos entender que um fator primordial para garantir que tenhamos equilíbrio é a atenção e o cuidado voltado para a saúde emocional. Através de sua preservação, o colaborador por exemplo, tem uma estrutura interna que facilita o enfrentamento  de um dia a dia dentro de um contexto de criticidade.

Porém, falar de saúde emocional  é algo amplo, pois ela envolve uma somatória de vários aspectos na vida de cada indivíduo. Por isso, a busca de informações e coleta de dados através de ferramentas e análises  eticamente respaldadas é um ponto essencial.

No texto sobre “Como um momento de crise impacta na saúde emocional dos colaboradores” você poderá aprofundar um pouco mais seu entendimento sobre este assunto.

A partir desse entendimento primordial é preciso que a organização se atente aos aspectos externos, afinal de contas, além da força de trabalho outros fatores também terão impacto no equilíbrio e saúde do negócio. 

Informar-se sobre a situação econômica e entender como ela afetará seu campo de atuação, verificar se o serviço oferecido pela sua organização continua fazendo sentido ou se precisará passar por modificações, bem como analisar a necessidade de diminuir ou aumentar seu quadro de colaboradores, são pontos estratégicos os quais precisam ser estudados minuciosamente. A partir desse conjunto de informações, você terá mais segurança para dar os próximos passos de forma mais equilibrada e adequada com a realidade.

 

Conclusão

O contexto de pandemia tem alterado muitos aspectos na vida de todos. Pensando em um contexto organizacional, saber lidar com as novas circunstâncias é necessário para a continuidade do negócio de maneira saudável e a adaptada.

Um processo de adaptação envolve diversos aspectos e um planejamento de enfrentamento por vezes pode ser complexo. Assim, é provável que a organização precisa de ajuda neste momento.

A empresa MAPA, através do seu teste e soluções construídas para cada empresa pode ser uma grande aliada neste momento. Venha conhecer nosso trabalho e entenda como ele pode ser útil para seu negócio.

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos

Estresse no home office

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente e comentada em reportagem, no site G1, “Home office deixa profissionais mais ansiosos e estressados, revela pesquisa do