fbpx

Saúde emocional é peça-chave para o sucesso das empresas

A empresa disposta a cuidar da saúde emocional e do bem-estar da equipe está um passo à frente das demais. Isso porque a organização que se preocupa com a saúde do time consegue resultados melhores e se destaca no mercado. Exemplo disso é que uma pessoa saudável costuma se motivar mais e produzir melhor.

Na MAPA, sabemos o quanto é crucial o cuidado com a saúde física e mental. E é por isso que o foco é ajudar empresas com uma solução de diagnóstico e acompanhamento, algo que somos referência no Brasil.

Conheça agora mesmo a nossa solução para entender pessoas através de ciência e dados: o teste de personalidade MAPA!

Saúde física é essencial

Muito falamos da saúde emocional e no quanto ela é essencial no ambiente de trabalho. Ela se define como um bem-estar geral e não se reduz somente a aspectos como ansiedade e estresse. Ela também diz respeito a uma análise dos fatores de proteção e de risco. Afinal, esses podem afetar em menor ou maior grau a vida de uma pessoa

Além disso, quando a saúde emocional no trabalho está em ameaça, ela pode se manifestar na piora da capacidade produtiva. Isso significa que a empresa pode ter um aumento de taxas de absenteísmo, turnover e até mesmo de fenômenos como o Burnout.

Porém, também não podemos nos esquecer da saúde física, que também têm influência direta nos resultados das empresas. Quando cuidamos da saúde física, torna-se possível trabalhar na segurança e prevenção de acidentes, evitando doenças ocupacionais.

Um bom exemplo de empresa que aposta na saúde física da equipe é a AALOK. Eles prezam bastante pela qualidade de vida, ergonomia e, sobretudo, na boa iluminação. Para eles, o bem-estar corporativo é uma estratégia para empresas que querem se destacar no mercado.

Além do mais, eles produzem conteúdos super legais acerca dos impactos da inadequação da iluminação. Por exemplo, pode causar baixo rendimento, problemas de visão, cansaço e acidentes de trabalho.

Diante disso, fica a questão: como está a iluminação na sua empresa? A empresa foca na segurança do trabalho? A equipe usa EPIs ou estão expostos ao risco de acidentes? Existe incentivo à prática de atividades físicas? E a ergonomia?

Saúde emocional influencia no resultado das empresas

Da mesma forma que o corpo físico, a mente também fica doente. Nesse sentido, quando a pessoa não possui o controle de suas emoções, algumas doenças podem surgir e prejudicar o bem-estar. Exemplo disso é a ansiedade e outros transtornos do trabalho.

Então, podemos dizer que outro fator que influencia no resultado das empresas é a saúde emocional do time. O fato de a pessoa ficar de seis a oito horas por dia dentro da empresa pode ser um fator de estresse. Isso faz com que a sua produção diminua e o bem-estar como um todo fique prejudicado. 

Um ambiente marcado por pressão, jornadas longas, desequilíbrio nos repousos, centralização de demandas e ausência de diálogo ou feedbacks pode provocar problemas de saúde emocional no trabalho. Isso, por sua vez, impacta na produção, na motivação, nas relações com os colegas e no sucesso da empresa.

Porém, uma boa gestão de pessoas entende que nada adianta traçar estratégias com foco na saúde mental sem nenhum planejamento se desgastes continuarem acontecendo. Do mesmo modo que falta de transparência, ambiente tóxico etc.

O que o setor de RH deve fazer para promover a saúde mental? 

Uma boa opção, além de investir em programas de atividade física e nos benefícios do mindfulness, é conhecer bem a equipe. A avaliação de pessoas, por exemplo, consiste em um processo de conhecimento e análise de desempenho dos colaboradores. 

Ela serve para que a empresa conheça melhor o seu capital intelectual e atue nos problemas de rendimento. Ela se configura como uma ótima ferramenta de desenvolvimento de pessoal.

Com ela, a empresa consegue entender mais sobre a saúde emocional, as competências técnicas e as habilidades de cada um. Assim, é possível desenvolver e capacitar cada membro da equipe. Como resultado, a empresa:

  • Cria um ambiente de trabalho mais participativo;
  • Aumenta a produção e o engajamento da equipe;
  • Fortalece o comprometimento da equipe;
  • Repara as falhas;
  • Fortalece a liderança;
  • Melhora a imagem da empresa;
  • Facilita a tomada de decisões.

Em resumo, conhecer bem a equipe permite que a empresa entenda como anda a saúde emocional de cada um. Dessa forma, é possível auxiliá-los melhor. Assim, a empresa consegue contar com uma equipe mais preparada e engajada. E isso gera melhores resultados para os negócios.

Conheça o teste de personalidade MAPA

A fim de entender melhor as pessoas por meio de ciência e dados, que tal conhecer agora mesmo o teste psicológico que foi desenvolvido para ser uma competente ferramenta de gestão de pessoas?

O teste de personalidade MAPA avalia o perfil de cada pessoa. Isso permite analisar pontos de vulnerabilidade, por exemplo. Também é possível perceber os pontos de força e os possíveis mecanismos de estratégia e suporte que cada um possui para lidar com as adversidades na vida diária.

Tome decisões certeiras e tenha uma equipe saudável. Assim, será aquela empresa que se destaca no mercado. Entre em contato com um de nossos especialistas.

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados